DF consegue zerar filas para quimioterapia e radioterapia na rede pública

Publicado em: 01/10/2013

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que as filas de espera por quimioterapia e radioterapia na rede pública estão zeradas e os pacientes que precisam de tratamento contra o câncer são atendidos em até dez dias, a partir do pedido de consulta. Segundo a pasta, na rede pública do DF, cerca de cinco mil pacientes são submetidos, por ano, a tratamento contra câncer.

 

De acordo com a secretaria, a fila de espera por mamografias também está zerada desde maio e a procura por tomografias também apresentou queda. Segundo balanço da secretaria, esta última está perto de ser a próxima fila zerada. Atualmente, 576 pacientes aguardam pelo exame, enquanto em novembro do ano passado havia 3.059 pacientes à espera do procedimento.  

 

Três hospitais oferecem radio e quimioterapia: o Hospital de Base, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital da Criança.  Os tipos mais predominantes da doença entre os pacientes do DF são o câncer de mama, próstata, cólon e reto. 

 

A Secretaria de Saúde afirma ainda que possui programas para diagnóstico e tratamento da doença, como o programa de detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, o programa antitabaco e programa de Cuidados Paliativos.

 

Artigos relacionados