Caravana “Canto das Letras” espalha o desejo pela leitura em Ilhéus e Canavieiras

Publicado em: 11/08/2013

Em agosto, Ilhéus (de 12 a 17)  e Canavieiras (de 19 a 24) vão amanhecer com livros espalhados por bancos de praça, portas das casas e espaços públicos. São as boas-vindas da Caravana Canto das Letras, projeto contemplado pela Bolsa Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte 2012, que chega às cidades baianas, com a missão de disseminar o gosto pela leitura. Três oficinas gratuitas, um sarau, um espetáculo e muitas caminhadas poéticas vão marcar a passagem do projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro (DF). “Será uma vivência literário-cênico-musical. Queremos anunciar de forma lúdica o prazer inesgotável em mergulhar num livro”, conta Jones de Abreu, agraciado com a Bolsa Circulação Literária.

Jones de Abreu vai comandar oficina de Leitura Dramática ao lado dos workshops de Escrita Criativa, pelo dramaturgo, diretor e jornalista Sérgio Maggio, e de Contação de Histórias, pela atriz e arte-educadora Rose Costa. Serão 14 horas de atividades por oficina que acontecem nas dependências das Secretarias de Cultura dsa cidades. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo e-mail criaturasalaranjadas@gmail.com. Todos os dias da semana, a trupe vai sair pelas ruas espalhando o gosto à leitura, como menestréis.

As oficinas vão culminar num Sarau, a ser batizado pelos participantes em cada cidade. “A ideia é que este sarau seja abraçado pelos artistas e continue a acontecer depois que a Caravana Canto das Letras seguir adiante”, conta Jones de Abreu, ator, diretor e arte-educador há 26 anos em Brasília.

No fim da vivência de uma semana em cada cidade, o grupo assume o espetáculo Canto das Letras, que mistura canções, interpretadas por Alex Souza, com leituras de crônicas por Jones de Abreu. O clima é de talk-show e o dramaturgo e diretor Sérgio Maggio estará em cena para falar sobre o estilo e a biografias de grandes escritores brasileiros. De Ilhéus e Canavieiras, a Caravana Canto das Letras segue, em setembro, para Sobral e Itapipoca no Ceará.

OFICINAS

De 12  a 16 de agosto (em Ilhéus), de 19 a 23 de agosto (em Canavieiras)

1)      Oficina Escrita Criativa. Com o dramaturgo, diretor e jornalista Sérgio Maggio. Os alunos serão instigados por meio de estímulos sensoriais e ambientações na cidade a criar textos autorais. Das 10h às 12h. Para estudantes, professores e amantes da escrita

2)      Oficina Contação de Histórias. Com a atriz e arte-educadora Rose Costa. Os alunos serão estimulados a aprender diversas técnicas de contação e criar suas conduções de narrativas. Das 14h às 16h. Para estudantes, professores e amantes da contação.

3)      Oficina de Leitura Dramática. Com o ator, diretor e arte-educador Jones Abreu. Os alunos vão exercitar a leitura de textos dramáticas por meio de técnicas teatrais. Das 16h às 18h. Para estudantes, professores e amantes do teatro.

 

Todas as atividades são gratuitas e teremos 20 vagas por oficina. As oficinas vão ocorrer nas Secretarias de Cultura de Ilhéus e de Canavieiras. As inscrições podem ser feitas no local ou por email: criaturasalaranjadas@gmail.com

 CARAVANA CANTO DAS LETRAS

Ações:

Ö  Livro Galopante (livros espalhados na cidade).

Ö Oficinas de Contação de História com Rose Costa

Ö Oficina de Escrita Criativa com Sérgio Maggio

Ö  Oficina de Leitura Dramática com Jones de Abreu

Ö Caminhadas com os andarilhos das Letras

Ö  Sarau.

Ö  Espetáculo Canto das Letras

* Todas as atividades são gratuitas e fazem parte da Bolsa de Circulação Literária da Biblioteca Nacional/FUNARTE

Apoio: Secretarias de Cultura de Ilhéus e de Canavieiras.

Informações: www.caravanacantodasletras.blogspot.com/ www.facebook.com/tercacronica

Contato para entrevistas: Jones de Abreu: 61 3045-9905 ou 61 9937-7180

Artigos relacionados