A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aplicou 1.563 multas para empresas de transporte público do Distrito Federal e da região do entorno entre o período de março de 2012 a março de 2013. Neste período, apenas três das sanções foram quitadas.
Segundo o Correio Braziliense, as empresas de ônibus têm maneiras de driblar os órgãos de fiscalização e escapam das punições impostas e preferem deixar que a cobrança siga para a Dívida Ativa.
Educação – O coordenador da regional Centro-Oeste da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Antenor Pinheiro, perito especialista em crimes de trânsito critica a falta de investimento em campanhas educativas. “Então, não estamos formando bons condutores e pedestres desde sua base. E o que acontece? Um tripé manco não se sustenta e por isso o trânsito mata cada vez mais”, afirma.
Segundo o Correio, o contador digital do movimento Chega de Acidentes aponta que até este domingo, 143.767 pessoas já tinham morrido no Brasil desde que a contabilização foi iniciada, em 18 de setembro de 2009. O jornal aponta que a legislação, aos poucos, tem avançado e cita o recente endurecimento da lei seca e ações em engenharia de tráfego como bem sucedidas, enquanto a educação para o trânsito não tem prioridade.
Números – No primeiro semestre de 2013, do valor arrecadado em multas, a área de gerenciamento eletrônico recebeu do Detran-DF R$ 29,3 milhões; a de manutenção administrativa mereceu R$ 12,9 milhões; a de sinalização teve R$ 9,1 milhões; e policiamento e fiscalização tiveram R$ 7 milhões. Enquanto isso, campanhas educativas contaram com R$ 1,4 milhão.
De acordo com a assessoria de imprensa do Detran-DF, a Diretoria de Educação do órgão tem realizado diversas campanhas educativas em escolas, shoppings, empresas e colônias de férias com jogos, brincadeiras, palestras e apresentação teatral, utilizando R$ 286 mil até o mês de maio.
Também estão reservados R$ 17,6 milhões para serem utilizados em campanhas educativas de massa ainda este ano. O encaminhamento aguarda apenas a finalização do processo de licitação para contratação de empresa de publicidade, que está sendo realizado pela Secretaria de Publicidade Institucional. Os valores, porém, não batem com os dados oficiais que constam no sistema de acompanhamento de execução orçamentária do GDF.