O governo do Distrito Federal anunciou que a partir desta segunda (15) a comunicação terá um novo modelo, com o objetivo de ampliar a transparência e a agilidade nas informações do governo com a Imprensa e a população em geral. O anúncio foi feito no sábado, durante o I Encontro Secom-Ascoms, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Como este é um ponto que Câmara em Pauta já vem observando há tempos, informamos que estaremos de olho.
A proposta do novo modelo de trabalho adotado pela pasta é que a Secom e as Assessorias de Comunicação (Ascoms) de estatais, secretarias e administrações regionais, trabalhem de forma sistematizada e estratégica. Segundo o GDF, isso não significa tirar a autonomia das Ascoms, mas tornar a Secom um centro de coordenação tanto para a distribuição de conteúdo e de definição conjunta de planos de ação.
Segundo Ugo Braga, secretário de Comunicação, a partir desta proposta, "a comunicação do Governo do Distrito Federal vai trabalhar de forma clara, rápida e precisa. Todas as mudanças têm o objetivo de diferentes níveis e abrir novos melhorar ainda mais o atendimento à imprensa e seus mais canais de diálogo com a população”.
Modelo – A partir desta segunda (15) a Agência Brasília terá novas funções: será responsável pela edição de matérias e divulgação de pautas provenientes das Ascoms. Também caberá a essa equipe, coordenada pela subsecretaria de Produção de Conteúdo, a produção de reportagens especiais sobre as realizações do GDF.
Já a Subsecretaria de Comunicação Integrada promoverá alinhamentos com as assessorias para garantir informações mais detalhadas. E a Subsecretaria de Atendimento à Imprensa intensificará seu relacionamento com todos os veículos da mídia (local, regional, nacional e até internacional).
A Subsecretaria de Mídias Sociais trabalhará para aproximar ainda mais o governo da população e, assim, potencializar o novo modelo de comunicação do GDF. O rádio e a TV também farão parte desse novo planejamento, que vai disponibilizar gravações de áudio e vídeo para emissoras de rádio e TV e sites.
Nota da redação – O anúncio do GDF só não contemplou a Secretaria de Estado de Publicidade, cuja falta de transparência já foi questionada por Câmara em Pauta. Recentemente, aliás, perguntamos sobre os critérios de distribuição da verba publicitária e, após respostas que reputamos como insuficientes, não veio mais uma linha sequer da Secretaria.
Como a publicidade é um ramo da comunicação e o GDF agora promete integração da Secom inclusive entre as secretarias de governo, voltamos a perguntar: quais os critérios de distribuição da publicidade do GDF e porque na distribuição de campanhas de internet a Rede de Mobilização Social, site com público fechado em 1.700 membros, ficou com o maior quinhão, recebendo mais de R$ mil 100 por mês somente no segundo trimestre de 2012?
Também aguardamos maiores explicações sobre o que ocorre dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde já apontamos por mais de uma vez a falta de transparência, não só com a população, mas com a imprensa. Quem sabe com esses "novos ventos" em que a tônica promete ser a transparência, nós conseguimos a permissão para entrar no Centro, informações mais precisas sobre o destino dos bichos que não são adotados e até mesmo fazer imagens de lá.