O consórcio HP-ITA, de Goiás, apresentou a menor tarifa técnica para comandar a bacia 3 do novo sistema de transporte coletivo do Distrito Federal, que atenderá às regiões de Samambaia, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas. O valor oferecido foi de R$ 2,80 para operar com 483 veículos. O resultado foi publicado na edição do Diário Oficial do DF desta terça (02), mas ainda cabe recurso da outra empresa, a Viação Marechal, empresa do Paraná, que ofereceu a segunda tarifa técnica mais baixa, de R$2,81.
Ainda faltam ser divulgadas as licitações da bacia 4, que abrange parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras, e parte do Park Way e a bacia 1, que compreende a área de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. B.C.
Tarifa técnica – A Secretaria de Transportes explicou que a tarifa técnica é o valor cobrado do governo pela empresa para transportar um único passageiro. O preço final da passagem que chega ao usuário, no entanto, é definido pelo GDF. Ainda segundo a pasta, a empresa que oferece o menor valor vence a licitação, mas há um prazo de cinco dias para recurso contra a decisão.
As empresas vencedoras da concorrência têm seis meses para colocar os novos ônibus em circulação, depois que o contrato for assinado. O GDF espera que em pelo menos duas semanas, quando as outras bacias devem ser escolhidas, os contratos sejam firmados. Segundo o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, o processo de licitação dos ônibus do DF deverá ser concluído em 50 dias e a previsão é que toda a nova frota esteja nas ruas até setembro deste ano.
Renovação – A concorrência pelo transporte público do DF é dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa fica impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.
A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2 com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.
A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SAI, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.
Grupo Amaral – Um mês após o GDF anunciar intervenção no Grupo Amaral, que opera o transporte no Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Paranoá e Itapoã, vários veículos passaram por manutenção e 60 dos ônibus que estavam em recuperação, já estão rodando nas ruas do DF. De acordo com o presidente do Transporte Coletivo de Brasília (TCB), empresa do governo do Distrito Federal, Carlos Kock, o GDF já gastou mais de R$ 1 milhão com a recuperação da frota do grupo.
Kock explicou ainda que a preocupação do GDF, no momento, é em relação aos ajustes pontuais nas linhas. Segundo ele, o maior número de reclamação dos passageiros diz respeito aos horários dos veículos. “Nós vamos continuar fiscalizando para que não haja mais reclamações desse tipo”.