Após o impasse durante a ocupação Novo Pinheirinho, o Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Governo do Distrito Federal vem cumprindo os acordos feitos em negociação com representantes do movimento, no último dia 20. Apesar da saída encontrada não apresentar uma solução definitiva para o problema das famílias, representa um primeiro passo. O movimento pretende desocupar a construção do Pistão Sul em Taguatinga neste domingo (03), cumprindo sua parte no acordo. O prédio, que estava abandonado há mais de 20 anos, foi ocupado pelo MTST no dia 4 de janeiro.
Segundo informações do MTST, ao longo desta semana, a maioria dos compromissos foi cumprida e o GDF fez o credenciamento das famílias para receber o auxilio emergencial, além de enviar o PL do auxilio aluguel emergencial à Câmara Legislativa do DF.
O GDF se comprometeu a cadastrar o MTST como entidade apta a operar projetos e cadastro de famílias no Programa habitacional Morar Bem, do GDF; auxilio-aluguel emergencial de três meses para as famílias que ocupam a área; encaminhamento de projeto de lei para a CLDF, estendendo o auxílio-aluguel eventual para o prazo de um ano.
Câmara em Pauta parabeniza a nova postura do governo perante o caso e reitera o apoio às famílias que lutam por moradia digna.