Nesta segunda (18) policiais deve cumprir uma reintegração de posse contra o Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MTST) que ocupam o esqueleto de um prédio abandonado há cerca de 20 anos no Pistão Sul em Taguatinga. Na tentativa de evitar a violência, uma vez que o grupo pretende resistir, o próprio MTST lançou na última sexta (15) uma campanha para convencer o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz a sentar e negociar com as 400 famílias acampadas no local.
Na sexta (15) pela manhã os integrantes do Novo Pinheirinho realizaram um protesto contra a decisão judicial desta quinta (14), quando a 3ª Vara Cível de Taguatinga determinou o despejo dos acampados e apenas o governador pode impedir, por conta da decisão IR-92 MT do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que diz que o governador tem direito de não cumprir a determinação judicial, preservando o direito à moradia das centenas de famílias ocupadas enquanto não há um acordo.
Segundo a decisão do STJ, em casos que envolvem risco a vidas humanas, ações como essa podem ser adiadas para que haja negociação e resolução do impasse. Vale lembrar que o governo não se dispôs a realizar desde o início da ocupação, há 40 dias atrás. Vale ressaltar ainda que as famílias estão dispostas a resistir à desocupação.
Quanto às questões de ordem legal envolvendo propriedade privada alegadas pelo GDF, vale ressaltar que quando o terreno foi comprado em 1978, uma das cláusulas da venda dizia que o dono teria 30 meses para construir na área e que justamente o GDF nunca reivindicou a área de volta, apesar do prédio nunca ter sido terminado.
Câmara em Pauta apoia o MTST e o acampamento Novo Pinheirinho e assinala que moradia digna é um direito. Especulação imobiliária não.
Leia abaixo o texto da campanha #NegociaAgnelo
Governador Agnelo, a escolha é sua #negociaagnelo
36 horas. É isso o que temos para convencer Agnelo Queiróz, o governador do Distrito Federal a sentar e negociar com as 400 famílias Sem Teto que ocupam um prédio abandonado há mais de 18 anos no centro de Taguatinga. Que tal entupirmos de mensagens o Twitter e Facebook oficiais do governo, Twitter e Facebook? Mensagem: “Governador Agnelo, negocie com as famílias do Novo Pinherinho em Taguatinga e evite um banho de sangue de homens, mulheres e crianças inocentes”.
Para saber mais, leia aqui e assista ao vídeo abaixo.