Oposição critica participação do embaixador da Venezuela em ato pró PT. Distrital responde

Publicado em: 07/02/2013

Nesta quarta (06), os partidos de oposição ao governo de Dilma Rousseff PSDB, PPS e DEM divulgaram uma nota de repúdio à presença do embaixador da Venezuela, Maximilien Sánchez Averláiz, no “Ato em defesa do legado Lula: Os oito anos que mudaram o Brasil”, que foi realizado no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça (05), com palestra do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. 

Os partidos e parte da imprensa classificaram o evento como ato de desagravo ao petista. Nesta quinta (07) o deputado distrital Chico Vigilante (PT) lançou uma nota de repúdio respondendo.

 

Confira as duas notas na íntegra.

 

Nota do PSDB, PPS e DEM

 

 “O PSDB, PPS e Democratas manifestam de forma conjunta seu protesto e indignação diante da interferência indevida do embaixador da Venezuela, senhor Maximilien Sánchez Averláiz, em assuntos internos do Brasil.

 

A presença do embaixador venezuelano em ato organizado ontem pelo petista José Dirceu, ex-ministro do governo Lula condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, para tentar desqualificar o resultado final do julgamento do mensalão, definido pelo Supremo Tribunal Federal, afronta a soberania do Brasil e mereceria o repúdio imediato das autoridades brasileiras, a começar pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

Diante disso, exigiremos, no âmbito do Congresso Nacional, explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade”.

 

Brasília, 06 de fevereiro de 2012

Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

Deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS

Senador José Agripino, presidente nacional do Democratas

 

Nota de Chico Vigilante

 

Repudio de forma veemente o posicionamento da Direita brasileira, representada pelo PSDB, PPS e DEM, que não tem autoridade nenhuma para criticar ninguém e mesmo assim chama a atenção do governo brasileiro por conta da participação do embaixador da Venezuela, Maximilien Sánchez Averláiz, em um ato organizado pelo Partido dos Trabalhadores, um partido registrado legalmente, com 33 anos de existência nessa quarta-feira, na Câmara Legislativa do DF. O ato foi organizado pelo PT e não por Zé Dirceu.

 

É natural que a militância que lotou o auditório da Câmara Legislativa do DF, cerca de 700 pessoas, e não vieram mais por falta de espaço -, conclamasse calorosamente um dos principais nomes do partido. Esse respeito e amor dos militantes ao companheiro Zé Dirceu, a união da militância petista, é o que leva a Direita ao desespero de querer taxar o embaixador de fazer interferência em assuntos internos do País.

 

O embaixador Maximilien Sánchez Averláiz, de fato esteve no evento, mas como cidadão em território livre e democrático, como amigo dos integrantes do Partido dos Trabalhadores, amigo de Zé Dirceu. O embaixador não fez pronunciamento. Ficou sentado como as demais pessoas e, em silêncio, assistiu o ato da primeira fila. Reafirmo: como cidadão livre.

 

Desta feita, me solidarizo com o embaixador da Venezuela no Brasil pelo ataque grosseiro do qual está sendo vítima neste momento por parte desta Direita carcomida e sem projetos que insiste em aparecer para a população à custa do desgaste do PT.

 

Nós do PT fazemos nossas atividades às claras. Não temos nada a esconder, ao contrário da Direita que foi buscar o apoio da Embaixada Americana para tramar o golpe de 64.

 

Portanto, quero deixar muito claro, que tudo o que eles fizerem no intuito de atingir o PT, tudo o que tramarem contra o PT, terá resposta imediata e a altura.

 

Chico Vigilante.

Artigos relacionados