Nova Lei Seca não intimida no DF, onde 62 já foram pegos após mudanças

Publicado em: 03/01/2013

As mudanças e o endurecimento da chamada Lei Seca não parecem ter intimidado os motoristas do Distrito Federal. Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), desde o dia 20 de dezembro quando as novas regras começaram a vigorar, 62 carros já foram apreendidos e quase todos os motoristas estavam bêbados. 

Segundo o órgão, as fiscalizações se concentram mais durante a noite e de madrugada, que é o período em que a movimentação de carros é maior, em época de férias. O Detran informou ainda que, dos 62 flagrados dirigindo bêbados, 47 foram nas semanas de Natal e ano novo, sete a mais em relação ao mês de dezembro inteiro de 2011.

 

Outro ponto ressaltado pelo Departamento é que muitos motoristas se recusaram a fazer o teste de alcoolemia, conhecido como bafômetro, mas isso não representou problema para a fiscalização, já que com a mudança, vídeos, fotos e depoimentos de testemunhas passaram a valer como prova da embriaguez. Vale lembrar que a multa, que antes era de R$ 957, dobrou e passou para R$ 1915. 

 

 

“Big Brother de Bêbado” – A partir deste mês, o DF terá um reforço na fiscalização da nova Lei Seca, através de câmeras que vão ajudar o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRans) nas abordagens dos motoristas que dirigem depois de beber. Seria uma espécie de “Big Brother de Bêbado”, com câmeras que registram imagens em alta resolução e gravam o áudio em uma distância de até 50 metros.

 

Serão seis câmeras, que já devem ser usadas pelos policiais nas abordagens a partir da segunda quinzena de janeiro e ficarão em fase de teste por menos de um mês. A intenção é oferecer um recurso a mais para a comprovação de embriaguez do motorista. Como no BBB, não se trata de câmeras escondidas e o motorista vai saber que esta sendo gravado. O recurso está previsto no novo texto da Lei Seca.

 

Artigos relacionados