GDF planeja revitalizar Praça dos Orixás ainda em 2013

Publicado em: 21/01/2013

O governo do Distrito Federal pretende revitalizar a Praça dos Orixás, na Prainha. A proposta prevê implementação de área para atividades físicas, parque infantil, quiosques, banheiros químicos e espaço para manifestação cultural e o projeto está orçado em R$ 600 mil. O local sofre ataques e depredação por intolerância religiosa. O projeto existe desde 2007, na primeira tentativa de revitalização do espaço. Em 2009, a proposta foi ampliada e agora está sendo retomada. 

Segundo o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, já existe uma negociação com a Administração de Brasília para que a obra seja licitada e executada e falta apenas, aprovação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A expectativa é que tudo fique pronto ainda este ano. “A nossa ideia é que esse projeto de revitalização fique pronto pelo menos até meados do ano, primeiro semestre esteja pronto e entregue para a comunidade”, afirma o secretário.

 

Na Prainha do Lago Paranoá, ao lado da ponte Costa e Silva fica a pracinha criada em 1971 e em 2002, ganhou o nome de Praça dos Orixás. Apenas sete anos mais tarde recebeu as 16 esculturas que representam os deuses africanos. O local recebe visitação e abriga práticas religiosas, mas os frequentadores do espaço reclamam da falta de segurança.

 

Segundo o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé, Rafael Moreira, a falta de estrutura prejudica e muitos deixam de ir ao local exercer sua religiosidade. “Se nós tivermos um espaço físico à disposição, onde as apresentações culturais possam acontecer, um espaço coberto, facilita a vinda de todos.”

Artigos relacionados