A deputada Eliana Pedrosa (PSD) protocolou nesta quarta-feira (16) requerimento de audiência pública para debater sobre a implantação do ensino em ciclo e semestralidade na rede pública de ensino. O novo sistema de educação anunciado pelo governo entra em vigor no início do semestre letivo, mas já levantou muita polêmica. A falta de preparação dos professores e estrutura nas escolas são apontados como fatores que podem impedir o sucesso do novo sistema.
De acordo com Eliana, a substituição do atual sistema de seriação da rede pública por ciclos e semestralidade causará impacto direto em toda a comunidade escolar do DF, em especial, a alunos e professores. “Desta forma, é primordial que todos sejam ouvidos e não apenas seja uma imposição”, disse Eliana.
Ainda segundo Eliana, o GDF deveria ter feito uma discussão ampla sobre o tema, de forma que representantes de pais, alunos e professores pudessem opinar. “Gestão democrática não é fazer eleição de diretores. É também ouvir a comunidade escolar antes de tomar decisões importantes como esta, sendo a audiência pública a melhor forma de um entendimento amplo sobre o assunto, dando voz a todos”, defendeu a parlamentar.
A deputada ressalta que as mudanças já têm gerado resistência por parte de especialistas, alunos e pais. Eliana lembra da nota divulgada pela diretoria do Sindicato dos Professores (Sinpro), por exemplo, logo após o anuncio do governo. O documento diz que em reunião de negociação com o secretário, a diretoria propôs que este projeto fosse discutido com a categoria, não podendo ser implantado já este ano. A nota ressalta ainda ser necessária uma discussão sobre questões pedagógicas com a participação massiva da categoria e da comunidade escolar.
A proposta de Eliana deve ser votada no plenário, em fevereiro, quando a Câmara Legislativa volta aos trabalhos plenos