Em Planaltina, no Distrito Federal, Josafá Pereira dos Santos, dono de um restaurante foi assassinado com três tiros nesta terça (15), porque chamou atenção de clientes que deixaram comida no prato. Segundo a regra do estabelecimento, o cliente pode comer à vontade e pagar R$ 7,90, com a condição de que não deixe sobrar comida no prato.
Segundo informações da polícia, dois rapazes e duas moças almoçaram e quebraram a regra por dois dias consecutivos e foram avisados pelo dono que não podia haver desperdício. Os rapazes não teriam gostado do recado, saíram do restaurante e retornaram uma hora depois para matar o comerciante. O restaurante não tem câmeras de segurança, mas o depoimento de testemunhas deve ajudar a identificar os autores.
Após o crime, os rapazes fugiram de carro do restaurante, que fica a menos de 300 metros de um posto da Polícia Militar. A Polícia Civil procura os assassinos do dono do restaurante e a ordem de prisão em flagrante vale até o fim da tarde desta quarta (16). Para a família do comerciante, a ausência da polícia facilitou o crime. “Está todo mundo assustado e chocado com a violência. Esse posto vive fechado. Quando precisamos, não tem ninguém”, diz um parente da vítima.