A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou nesta quinta (17) que não irá mais derrubar a gameleira da quadra 704/705 Norte e que fará apenas uma poda de manutenção, cortando os galhos que oferecem risco de queda. O anúncio foi feito após uma mobilização de moradores da região, contrários à retirada da árvore, com cerca de 30 anos de existência. Um movimento lançado em um grupo no Facebook alcançou mais de 1,5 mil adesões em pouco menos de suas semanas.
A Novacap sustenta que o exemplar representa um risco à população e que estaria agindo amparada na lei, mas diante da mobilização afirmou que laudos apontam que a árvore não compromete a rede de esgotos e não gera riscos ao trânsito na via. A companhia alertou que a gameleira interfere no sistema de águas pluviais, mas afirmou que usará tecnologia robotizada para desobstruir as galerias e manterá o monitoramento contínuo sobre o crescimento das raízes na rede subterrânea.
Nota da redação – Não é a primeira vez que a Novacap se envolve em polêmica com moradores, por conta de derrubada de árvores. Câmara em Pauta gostaria apenas de lembrar que num passado não muito distante, mais precisamente em novembro último, a polícia do Distrito Federal deflagrou a “Operação Cavaco”, que investiga um suposto esquema de venda irregular de madeira de poda de árvores feita pela Novacap. Segundo a investigação, a madeira cortada era doada irregularmente à Organização Não Governamental “O Mutirão”, que seria formada por servidores e funcionaria dentro da sede da própria Companhia, que então revendia a madeira a empresas privadas.
Diante disto, pelo menos um laudo de especialistas seria válido para atestar se a única solução seria mesmo a erradicação, ou se a árvore tem possibilidades de recuperação, se a adaptação da infraestrutura urbana à árvore é possível, coisas do tipo.
Confira a nota de esclarecimento da Novacap na íntegra
Diante das informações desencontradas sobre a poda da árvore da espécie Gameleira, localizada na entrequadra 704/705, na Asa Norte, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vem a público esclarecer:
1 – Não haverá erradicação (corte radical) da árvore;
2 – Após consulta aos órgãos diretamente envolvidos e o encaminhamento de pareceres por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran) – garantindo que não há comprometimento da rede de esgoto, tampouco riscos ao trânsito na via – a Novacap informa que fará somente o corte dos galhos que oferecem risco de queda;
3 – Como as raízes da árvore estão, comprovadamente, interferindo no sistema de drenagem pluvial, a Novacap utilizará uma tecnologia robotizada para desobstruir as galerias e manterá o monitoramento contínuo sobre o crescimento das raízes na rede subterrânea;
4 – Com esta ação, a Novacap reafirma o seu compromisso com a urbanização de Brasília, com o respeito e a valorização do meio ambiente, mas, sobretudo, reitera sua missão de zelar pelo bem-estar da população e pela preservação da vida humana.
17/01/2013