Na manhã de hoje (13), o vice-presidente do Sindical, Carlos Augusto Pereira da Silva se reuniu com o procurador Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O tema da conversa foi o risco de haver uma nomeação de forma inconstitucional para substituição da vaga a ser aberta esta semana com a aposentadoria da conselheira Marli Vinhadeli do Tribunal de Contas do DF.
A conselheira ocupa a vaga destinada a auditor do TCDF. Para sua substituição a Constituição estabelece que a Corte deve encaminhar uma lista tríplice ao governador, que tem a competência para escolher um nome entre os três.Ocorre, entretanto, que a conselheira se aposenta nesta semana e nenhum nome foi encaminhado ao Executivo. Essa omissão está levando grupos interessados a se mobilizarem para apresentar outros nomes de candidatos que não têm o requisito constitucional específico para esta vaga (auditor do TCDF).
Durante o encontro, o Sindical lembrou ao presidente da ANPR que já houve precedentes no TCDF de ocupação de vaga de conselheiro oriundo da área técnica por pessoas que não cumpriam o requisito constitucional. Camanho compreendeu a gravidade do assunto e manifestou seu apoio em defesa do preceito constitucional que garante a ocupação desta vaga por auditor do TCDF.