Comissão de Assuntos Sociais da CLDF aprova Conselho de Juventude

Publicado em: 06/12/2012

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou nesta quarta (05) o PL nº 1202/2012, do Executivo, que institui o Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF). A comissão aprovou ainda hoje 91 indicações e sete projetos de concessão de Título de Cidadão Honorário. 

Relatado pela presidente da CAS, deputada Liliane Roriz (PSD), o projeto que cria o Conjuve-DF já tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e está pronto para ser discutido e votado em plenário. "A proposta vai permitir a participação democrática dos jovens na formulação e acompanhamento das políticas públicas", apontou a relatora.

 

De acordo com o PL, o Conselho de Juventude será vinculado à Secretaria de Governo e terá caráter consultivo, propositivo e de monitoramento. O Conjuve-DF será integrado por sete membros titulares representantes do GDF e 14 titulares da sociedade civil, nomeados pelo governador e com mandato de dois anos.

 

Balanço – A CAS encerrou suas atividades deste ano nesta quarta (05) e segundo o balanço apresentado, ao longo de 2012, foram 17 reuniões ordinárias, cinco extraordinárias e sete encontros itinerantes em cidades como Taguatinga, Riacho Fundo e Ceilândia. A realização de reuniões itinerantes foi um dos pontos mais destacados. “Apresentamos mais de 2 mil indicações ao governador com sugestões e demandas colhidas nos encontros nas comunidades”, comemorou Liliane Roriz.

 

A vice-presidente da comissão, Luzia de Paula (PEN), e o deputado Washington Mesquita (PSD) também reforçaram a importância de um contato mais direto com as comunidades. Para eles, a CAS deve procurar ouvir sempre a população. “Espero que no próximo ano a comissão tenha o mesmo perfil e a mesma boa vontade que tivemos”, disse Luzia de Paula, lembrando que em 2013 a CAS terá uma nova constituição.

Artigos relacionados