Brasília é a melhor cidade do Brasil para se viver, segundo ranking internacional

Publicado em: 05/12/2012

Brasília ficou em primeiro lugar entre as cidades brasileiras, num ranking das melhores cidades do planeta para se viver, segundo a consultoria Mercer. No geral, Brasília ocupa o 102º lugar. O Rio de Janeiro está em 112º lugar e São Paulo na 116ª posição. Países europeus como Áustria, Alemanha e Suíça angariaram as primeiras posições e a cidade que oferece mais qualidade de vida é Viena, na Áustria, que lidera o ranking desde 2009. A segunda melhor cidade seria Zurique, na Suíça, e em terceiro lugar a Alemanha com três cidades na lista entre os dez melhores. 

De acordo com a consultoria Mercer, das dez melhores cidades para se viver, apenas duas não são europeias: Auckland, na Nova Zelândia, que ficou na 3ª posição, e Vancouver, no Canadá, na 5ª. Já as piores são Bagdá, no Iraque, Bangui, na República Centro-Africana, e Porto Príncipe, no Haiti. Na América Latina, as cidades melhor avaliadas são Pointe-à-Pitre, em Guadalupe com a 63ª posição; San Juan, em Porto Rico no 72º lugar e Montevidéu, no Uruguai em 77º.

 

Foram avaliadas 221 cidades em 2012 e entre os critérios analisados estão estabilidade econômica e política dos países em que essas cidades estão localizadas e os serviços de saúde, transporte, lazer e cultura que elas oferecem. Nos levantamentos anteriores, Brasília havia ficado com o 101º lugar, Rio de Janeiro o 114º lugar e São Paulo 115º.

 

Câmara em Pauta gostaria de lembrar que a notícia não chega a ser tão boa, se considerarmos que Brasília teve o pior desempenho entre as cidades brasileiras n no ranking das “cidades verdes” da América Latina, ficando abaixo da média em itens como transporte e destinação de resíduos sólidos.

Artigos relacionados