Um abaixo assinado na internet pede às autoridades com poder de gestão e execução das políticas de saúde pública no Distrito Federal a construção do Hospital do Câncer do DF. Na exposição, os autores da petição pública argumentam que, so Diário Oficial de 23 de novembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff, publicou a Lei 12.732/2012, que garante ao paciente de Câncer o direito de ser tratado no Sistema Único de Saúde (SUS), com rapidez. Até esta terça (09), o abaixo assinado contava com 1.836 assinaturas.
Para reforçar a argumentação, a petição pública traz as estatísticas do câncer no DF, onde ocorrem mais de 2.500 mortes decorrentes da doença por ano, ficando atrás apenas das causas cardiovasculares. “Em 2030, teremos quase 20% com idade superior a 60 anos. Apesar de 1 em cada 6 casos de câncer ser passível de prevenção, a OMS estima que o número de casos sofrerá um aumento de 75% , afetando principalmente os países em desenvolvimento com hábitos ocidentais”, diz o abaixo assinado.
Outro argumento para embasar o pleito é que a grande maioria das capitais brasileiras já conta com centros de referência no tratamento do câncer vinculados ao SUS e que a expansão da rede de assistência oncológica chegou mesmo ao interior do país e lá várias regiões são atendidas por hospitais de excelência, como em Barretos em São Paulo e Uberaba em Minas Gerais, por exemplo. Já o DF não tem um hospital especializado no tratamento do câncer. “A construção de tal estrutura resultará na estruturação da assistência oncológica local, com todos os benefícios decorrentes para a sociedade”.
Para ver todo o conteúdo e assinar à petição, clique aqui.