Os servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) afirmaram não ter condições de realizar a vistoria de veículos vindos de outros estados, destinados a integrar a frota do DF. A atribuição é da Polícia Civil, mas foi repassada ao Detran na segunda (05), por meio através de decreto publicado no Diário Oficial da União, já que o serviço estava parado por conta da greve.
O Sindicato dos Servidores do Detran-DF (Sindetran) afirma que a atitude do GDF é “impensada e descabida”, pois os servidores do órgão não teriam a capacitação específica necessária para esse tipo de vistoria e o Detran-DF não tem nem pessoal, nem estrutura para fazer esse trabalho. “A vistoria de carros vindos de outros estados exige mais preparo e cursos mais aprofundados. A capacitação que temos não é suficiente para identificar problemas mais frequentes em veículos de outras unidades federativas”, afirma o vice-presidente do sindicato, Fábio Medeiros.
O Sindetran afirmou também que os servidores não passam por cursos de reciclagem periódicos e que o Detran não consegue acompanhar as evoluções das quadrilhas dos estados. “As quadrilhas aperfeiçoam os métodos de adulteração dos veículos, mas nós não acompanhamos essas mudanças e um problema pode passar despercebido. A maior parte dos servidores não está preparada para realizar esses serviços”, diz o diretor jurídico do sindicato, Daniel Pereira alegando que, devido à falta de preparo, os servidores estariam temerosos de assinar as vistorias e enfrentar processos administrativos por algum erro que não tenha sido identificado.
Mutirões – O Detran-DF afirmou que as reclamações dos servidores não procedem e segundo o diretor-adjunto Rômulo de Castro Félix, estas vitorias são semelhantes à que é realizada pelo departamento, mas reconhece, no entanto, que é necessário um olhar mais experiente nesses casos e admite que a estrutura do órgão não é suficiente para atender a toda a demanda. Para ele, o problema deve ser solucionado com mutirões. Serão instalados cinco boxes nas unidades de Taguatinga, Sia, Cidade do Automóvel, Gama e Sobradinho, onde será feito o atendimento.
Cerca de cinco mil veículos aguardam o processo de vistoria, e três mil já entraram em contato com o departamento de trânsito para agendar o serviço através do número 154. Os motoristas serão avisados por telefone quando o atendimento for marcado. Para fazer o agendamento, é necessário informar a data do reconhecimento do DUT, placa do veículo, nome, telefone para contato e opção de local para realizar a vistoria.