A presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PSD), apresentou na terça-feira (20) projeto de lei com o objetivo de batizar o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do DF (BPTran) como “Batalhão Coronel Renato Fernandes de Azevedo”, como homenagem ao ex-comandante da PMDF.
Falecido no dia 6 de novembro em decorrência de um câncer no pulmão, Azevedo foi idealizador e primeiro comandante do BPTran. Foi também um dos criadores do programa que instituiu no Distrito Federal o programa que gerou o respeito à faixa de pedestre. “Além da justa homenagem, queremos também eternizar a memória do coronel Azevedo, uma verdadeira referência que fez Brasília ser reconhecida nacional e internacionalmente pela educação no trânsito”, explicou a autora da proposta.
Há alguns dias, movimento tem crescido na internet com abaixo-assinado pedindo ao governo local a homenagem ao trabalho do coronel Azevedo. O documento virtual, organizado pelo coronel da reserva, Wellington Corsino do Nascimento, já conta com quase 300 assinaturas registradas.
Protocolado na Câmara Legislativa, o projeto será encaminhado para a Comissão de Assuntos Sociais, que analisará o mérito, e a Comissão de Constituição e Justiça, que verificará a admissibilidade da proposta. Caso aprovado nessas etapas, o projeto seguirá para plenário, onde será analisado pelos 24 deputados distritais antes de seguir para sanção do governador Agnelo Queiroz (PT).