A Secretaria de Fazenda estima que cerca de 185 mil pessoas, o que significa 25% dos imóveis do Distrito Federal, não quitaram o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A informação foi divulgada nesta sexta (19), ultimo dia do prazo para o pagamento da última parcela.
A Secretaria de Fazenda ressalta que, quem não quitar o imposto referente a 2012, pode ter o nome inscrito na dívida ativa a partir de janeiro de 2013, e desta forma, o contribuinte fica impedido de assinar contratos, participar de licitações e de concursos públicos e até mesmo usar os créditos do programa Nota Legal.
Quem ainda está inadimplente deve imprimir um novo boleto para quitar os débitos a partir de segunda (22), no site da Secretaria de Fazenda. A cobrança do IPTU começou em maio e o pagamento poderia ter sido feito em até seis parcelas.
Pagamento – Para pagamento à vista do saldo devedor, o contribuinte deverá acessar a página da Secretaria clicar nas abas cidadão e IPTU, ou procurar uma das agências/postos de atendimento da Receita do DF para imprimir as guias, ou ainda em uma das unidades do “Na Hora”. As parcelas virão acrescidas de juros de mora e multa.
Para dividir o montante, é necessário procurar as agências da SEF e solicitar o Documento de Arrecadação (DAR) referente à entrada do parcelamento. Caso exista débito ajuizado, a negociação pode ser solicitada nos locais supracitados e na Procuradoria do Distrito Federal.