O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta segunda (22) que o governo discute uma série de medidas para aumentar a confiabilidade da rede elétrica que atende ao Distrito Federal e que medidas devem ser anunciadas até quarta (24). Entre elas, estão sendo avaliados investimentos em reforços e em peças de reposição na rede elétrica do DF.
O tema foi discutido por autoridades do ministério, da Companhia Energética de Brasília (CEB), responsável pelo fornecimento de energia no DF e de órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em reunião nesta segunda (22) em Brasília. A reunião foi motivada por falhas no fornecimento de energia que atingiram o DF nos últimos dias, sendo a última na sexta (19), quando houve falha em equipamentos de Furnas, e outra na rede da CEB.
No início de outubro, outra queda de energia, provocada por um incêndio em vegetação do cerrado, já havia deixado cerca de 70% do DF sem luz, e em uma reunião da concessionária com o Operador Nacional do Sistema Eletrico (ONS) no Rio de Janeiro ficou definido que fosse entregue um relatório explicando as causas.
Segundo Zimmermann, os problemas registrados na sexta (19) confirmaram a necessidade de adotar medidas para assegurar o fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal. “Se já tínhamos a luz amarela acesa em relação ao atendimento no DF, essas ocorrências vieram confirmar esse aspecto”, disse o secretário-executivo do MME.