“Sou LGBT e construo o DF. Exijo cidadania!” Brasília realiza 15º Parada do Orgulho

Publicado em: 23/09/2012

Neste domingo (23) será realizada a 15ª edição da Parada do Orgulho de Lésbicas Gays, Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes (LGBTS) de Brasília. De acordo com a Associação da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, o evento é o terceiro mais antigo do país. O tema deste ano é: “Sou LGBT e construo o DF. Exijo cidadania!”. Os organizadores querem mostrar que LGBTs estão em várias profissões, constituem famílias, estudam, fazem parte da sociedade e merecem direitos iguais.

Outro objetivo do evento é cobrar ações do Governo do Distrito Federal, a respeito da cidadania arco-íris, como por exemplo, a regulamentação da Lei Distrital 2.615/2000, que proíbe a qualquer pessoa física ou jurídica e aos órgãos e entidades da administração pública do DF que, por seus agentes, empregados, dirigentes, propaganda ou qualquer outro meio promovam ou permitam a discriminação de pessoas em virtude de sua orientação sexual, porém a norma aguarda há 12 anos pela regulamentação. 

Bolsonaro vai – Evidentemente que não o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) em pessoa, já que se trata de um dos inimigos declarados do segmento LGBT. Trata-se da intervenção urbana “Acerte no Bolsonaro”, criação da artista plástica Alexandra Martins, que permite expressar a indignação com o deputado federal através de uma brincadeira com dardos de plástico. 

Além disto, a intervenção distribuirá panfletos mostrando algumas atitudes homofóbicas, racistas e sexistas que esse deputado já realizou. Também há a opção de deixar recados no Bolsonaro através de post-its, para as pessoas que não querem acertar os dados. “É só procurar a intervenção durante a concentração e pedir para brincar também”, conta Alexandra. 

A concentração da 15ª Parada do Orgulho de LGBTS de Brasília será no Eixão, na altura da 112 Sul a partir das 14h e a caminhada irá em direção da Rodoviária do Plano Piloto.

Artigos relacionados