Ao longo desta semana, vinte e seis mulheres do Distrito Federal que tiveram câncer de mama passarão por cirurgia de reconstrução mamária no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília. O mutirão faz parte do programa Saúde Para Todos e os procedimentos devem ser feitos a partir desta segunda (24), até sexta (29). As operações desta semana são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A fila de mulheres aguardando a reconstrução da mama na rede pública de saúde deve diminuir para 42 mulheres, que devem ser atendidas até novembro, segundo o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde, Marcelo Gêa. “Com esse mutirão e, provavelmente, o que será realizado em novembro, a expectativa é que a gente consiga zerar a fila”, afirma Gêa, lembrando que este é o quarto mutirão de reconstrução mamária realizado no DF. Em 2011, 165 cirurgias foram realizadas e em março deste ano, 55 mulheres foram atendidas.
Para a presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Distrito Federal, Katia Torres Batista, a reconstrução mamária faz parte do tratamento. “Uma vez não reconstruída a mama amputada pelo câncer, há dificuldade no restabelecimento da saúde da paciente como um todo. Seja psíquica ou social, porque ela tem dificuldade de reintegração social”, afirmou.
Leia também: