Programa Saúde para Todos faz mutirão de reconstrução mamária no DF

Publicado em: 24/09/2012

Ao longo desta semana, vinte e seis mulheres do Distrito Federal que tiveram câncer de mama passarão por cirurgia de reconstrução mamária no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília. O mutirão faz parte do programa Saúde Para Todos e os procedimentos devem ser feitos a partir desta segunda (24), até sexta (29). As operações desta semana são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A fila de mulheres aguardando a reconstrução da mama na rede pública de saúde deve diminuir para 42 mulheres, que devem ser atendidas até novembro, segundo o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde, Marcelo Gêa. “Com esse mutirão e, provavelmente, o que será realizado em novembro, a expectativa é que a gente consiga zerar a fila”, afirma Gêa, lembrando que este é o quarto mutirão de reconstrução mamária realizado no DF. Em 2011, 165 cirurgias foram realizadas e em março deste ano, 55 mulheres foram atendidas.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Distrito Federal, Katia Torres Batista, a reconstrução mamária faz parte do tratamento. “Uma vez não reconstruída a mama amputada pelo câncer, há dificuldade no restabelecimento da saúde da paciente como um todo. Seja psíquica ou social, porque ela tem dificuldade de reintegração social”, afirmou.

Leia também:

Mutirão Saúde Para Todos realiza 200 cirurgias de laqueadura no DF  
Mutirão “Saúde Para Todos” realiza cirurgias de amígdalas
SES DF inicia Mutirão de cirurgias com 100 operações de catarata
SES-DF promete 16 mil cirurgias pelo SUS durante 10 meses
Mutirão pretende fazer 80 cirurgias de hérnia no hospital infantil
Mutirão de cirurgia de mama realiza 54 operações no DF

Artigos relacionados