DF tem recorde histórico em transplantes de coração

Publicado em: 16/09/2012

Esta semana, o Distrito Federal superou o recorde histórico em transplantes de coração com a realização de 13 cirurgias em nove meses, dois a mais que o recorde anual. Os procedimentos foram realizados pelo Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). O DF ocupa atualmente a primeira colocação no ranking nacional de transplantes de coração e a segunda de córneas, em números proporcionais, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. 

O governador Agnelo Queiroz afirmou que esta é a demonstração prática de que está havendo uma recuperação do serviço público de saúde. “Quando assumi, esse setor estava um caos. O transplante de rim tinha perdido o credenciamento no Ministério da Saúde, e o de fígado não era feito há anos. Para mudar esse quadro, investimos na infraestrutura da Central de Captação de Órgãos”, afirmou. 

Segundo Fernando Atik, chefe da Unidade de Transplantes do ICDF, os mais recentes procedimentos e o recorde colocam o hospital entre os três primeiros centros de transplante do país especializados em coração. “Isso mostra que estamos com um volume crescente de transplantes no instituto e em Brasília. Fizemos duas cirurgias de coração em dois dias seguidos, provando o quanto esse número cresce progressivamente”, afirmou o médico. 

Referência – Fazer de Brasília núcleo de referência em transplantes de órgãos é uma das metas da atual gestão. Por isso, o governo investe na infraestrutura do setor. Em novembro do ano passado, o DF foi credenciado para realizar cirurgias de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo levantamento da Central de Captação de Órgãos, no primeiro semestre deste ano, foram realizados 331 procedimentos, enquanto no mesmo período de 2011 o total foi de 189. Os dados se referem a transplantes de rim, coração, córnea e fígado. 

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos apontou o DF como primeiro colocado no ranking nacional de transplantes de coração e o segundo na de córneas, em números proporcionais. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 17 transplantes de fígado e nove de coração, contra apenas cinco no mesmo período de 2011. Em casos como transplante renal, houve aumento acima de 100% nos procedimentos. O número de cirurgias de córnea também registrou um grande crescimento: de 161 em 2011, subiu para 255 em 2012.

Leia também:

Transplantes de órgãos aumentam 100% este ano no DF
SES-DF implanta formulário digital para facilitar doação de órgãos  
Adolescente chinês vende rim, para comprar produtos da Apple
Dois bebês, duas lições

Artigos relacionados