Neste sábado (1º/09) um adolescente de 15 anos foi encontrado enforcado na Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje, na Asa Norte em Brasília. A morte do garoto foi descoberta nesta manhã, porque era dia de visita e os agentes sentiram falta do jovem na contagem de rotina dos internos e ele foi encontrado morto na cela. É o segundo enforcamento no Caje em um período de 10 dias e o terceiro em três meses.
A direção do centro informou que o rapaz cumpria medida socioeducativa por furto e roubo e foi morto por outros dois adolescentes, que confessaram o crime. De acordo com a Secretaria da Criança, a apuração do caso está sendo feita pela Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), que já está tomando depoimentos para tentar descobrir as circunstâncias em que o fato ocorreu.
No dia 20 de agosto, um adolescente de 17 anos foi encontrado enforcado em uma cela do módulo dez e outros dois internos confessaram o crime. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Ele teria sido morto por não cumprir a promessa que fez de levar drogas para a Unidade, quando retornasse do saidão do fim de semana. Outro adolescente de 17 anos que cumpria medida socioeducativa também foi encontrado enforcado dentro do centro, na unidade de Planaltina em julho deste ano e o acusado do assassinato seria outro interno.
A UIPP, mais conhecida como Caje, está sendo preparada para a desativação, que deve acontecer até dezembro deste ano. A medida foi determinada pela justiça,, por conta da situação precária e da superlotação. Hoje 352 adolescentes cumprem detenção na Unidade, que tem capacidade para 166. A Secretaria da Criança promete entregar na próxima semana um cronograma para transferência dos internos e as vinte e quatro meninas que cumpriam medidas socioeducativas foram transferidas para a unidade do Recanto dos Emas.