Quatro dos cinco operários que ficaram feridos no acidente nas obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nesta segunda (06) devem receber alta ainda nesta terça (07), segundo informou o Hospital de Base. a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que, segundo a equipe médica que acompanha o caso, nenhum dos pacientes corre risco de morte.
Antônio José Alves da Silva, de 18 anos, Silvano Santos Silva, de 24, José Hamilton Silva Souza, de 33 anos e Francisco Gusmão, de 69 ficaram feridos após a queda da estrutura que sustentava uma viga de concreto. O quinto operário, Jeferson Neres de Almeida, 22 anos, deve ser submetido a uma cirurgia e é o que tem quadro de saúde mais grave, encontra-se no Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Um dos operários já recebeu alta hospitalar, outro aguarda a conclusão do atendimento na Unidade de Cirurgia Geral e dois aguardam parecer da neurocirurgia.
Ainda na manhã desta terça (07), o Instituto de Criminalística da Polícia Civil deve concluir a perícia iniciada ainda na segunda (06) à noite, de acordo com informações da 5ª Delegacia de Polícia. O laudo deve sair entre 15 e 30 dias. Os trabalhos dos peritos são acompanhados pela Defesa Civil, pela Policia Civil e pelo Ministério Público do Trabalho. Uma equipe de técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF), também foi enviada ao local e deve preparar um relatório independente sobre o caso.
O Consórcio Brasília 2014 está fazendo avaliação de engenharia no estádio, com o objetivo de evitar que o problema se repita nas outras colunas que se encontram na mesma fase de concretagem. De acordo com o Consórcio Brasília 2014, responsável pela execução da obra, há suspeitas de que o concreto que estava sendo colocado na estrutura estivesse úmido no momento da queda. A obra está parada desde o acidente e a expectativa é que sejam retomadas na quarta (08).
O acidente aconteceu após a estrutura que sustentava uma viga de concreto na obra desabar, ferindo os cinco operários que trabalhavam nela. Às 20h30, o Consórcio Brasília 2014, responsável pelas obras do estádio, divulgou um comunicado sobre o acidente e afirmou que apura as circunstâncias do acidente. O governo do DF também divulgou nota.
Leia íntegra da nota do GDF.
O Governo do Distrito Federal lamenta profundamente o acidente ocorrido no fim da tarde desta segunda-feira (6) no canteiro de obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
O GDF já solicitou ao Consórcio Brasília 2014, que é o responsável pela execução da obra, a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio aos trabalhadores acidentados e suas famílias, com quem o governador Agnelo Queiroz se solidariza.
Quatro dos operários apresentavam escoriações e lacerações. Eles receberam todos os cuidados médicos no Hospital de Base do Distrito Federal e estão fora de perigo. Um operário permanece preso às ferragens e está sendo resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está no local e presta o atendimento de emergência, até que o operário ferido possa ser levado para o Hospital de Base.
Ugo Braga – Porta-voz do Governo do Distrito Federal