Compartilhar
Tweetar

Criação de políticas públicas de afirmação da juventude no DF tem apoio na CLDF

Publicado em: 28/08/2012

Nesta segunda (27) o deputado Chico Vigilante (PT) recebeu em seu gabinete na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o coordenador de juventude do DF, Carlos Odas, e o coordenador-adjunto, Walder Rodrigo, que mostraram ao distrital os projetos que estão em desenvolvimento no âmbito da Coordenadoria, que é ligada  à Secretaria de Governo. Eles pediram o apoio do parlamentar às propostas de afirmação de direitos da juventude. O público alvo são jovens com idade entre 15 e 20 anos que estejam cursando o Ensino Médio regular na rede pública do DF. 

Um dos projetos que está em desenvolvimento na Coordenadoria é o Programa de Atenção Integral aos Jovens do DF e é por meio dele que serão criadas as políticas de afirmação, como a criação de Conselhos de Juventude em localidades carentes do DF e a meta é formar esses conselhos por meio de eleições em que os próprios jovens escolherão os integrantes dos conselhos que o representarão, pessoas com idade de 15 a 29 anos. 

Para Vigilante, o programa é excelente, sobretudo porque se dirige a um público que necessita de atenção do Estado para não cair na criminalidade, exatamente num momento de vulnerabilidade, ao terminar o Ensino Fundamental e iniciar um novo ciclo, que coincide com a entrada no Ensino Médio e muitos, por falta de oportunidade, de perspectiva, param ou se perdem. Chico sugeriu o Sol Nascente como a primeira localidade do DF a criar o Conselho. 

Cadúnico – De acordo com Carlos Odas, o DF tem hoje 734 cidadãos com idade entre 15 e 29 anos, correspondente a um terço da população total. Deste número, 228 mil estão inseridos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e é em cima desse cadastro que a Coordenadoria pretende trabalhar, além de formação de cadastro nas escolas das regiões onde os conselhos serão criados. 

A meta da Coordenadoria, explica Odas, “é atender jovens de baixa renda em suas demandas relacionadas à construção de autonomia pessoal, econômica, social, cultural, intelectual e financeira”. Afirmação que será construída com o apoio para a permanência deste jovem no Ensino Médio regular, com formação profissional e ação comunitária.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03