Na próxima segunda (20), membros da Comissão do Transporte Público Coletivo da Câmara Legislativa irão realizar uma vistoria nas condições de funcionamento e as instalações do Metrô-DF. Os parlamentares devem se encontrar com a diretora-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, Ivelise Longhi, na sede em Águas Claras e de lá o grupo segue para vistoriar algumas estações.
No dia 2 de agosto, Ivelise Longhi esteve em reunião da Comissão de Transporte Público, e falou sobre planejamento do transporte sobre trilhos no DF e as ações do governo no sentido de melhorar e ampliar o atendimento do Metrô. Na ocasião, o presidente da comissão, deputado Robério Negreiros (PMDB), lembrou que “a oferta de formas eficientes e eficazes de transporte público coletivo é uma das demandas mais recorrentes da população do DF”.
Melhorias – Na reunião do dia 2 de agosto, a comissão aproveitou para questionar a diretora do Metro-DF sobre a implantação do Vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, cuja lei foi aprovada antes do recesso. Para uma das autoras da lei, Eliana Pedrosa (PSD) falou que acha importante estender os benefícios aos idosos. Ivelise informou que a medida ainda está em avaliação pela Companhia do Metropolitano, que está estudando experiências como a do Rio de Janeiro, onde o sistema funciona desde 2006.
Em julho, o transporte público do DF recebeu abertura de crédito de R$ 41,4 milhões para modernização dos trens do Metrô-DF e para a construção de terminais de ônibus – em Ceilândia e Santa Maria, em contrato entre o GDF e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), já publicado no Diário Oficial. Os investimentos serão divididos entre aquisição de trens, equipamentos e peças, além da modernização tecnológica da frota e dos sistemas atuais da Companhia do Metropolitano. O GDF informou que, dos 32 trens que existem no DF, 12 são novos e os recursos também serão usados para finalizar o pagamento deles.
Integração – Outra melhoria foi implementada na semana passada, quando o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) autorizou a criação de duas linhas de micro-ônibus integradas ao metrô, o que permite que passageiros que utilizam o cartão eletrônico paguem apenas uma passagem ao realizar duas viagens. Com a ampliação, o DF passa a ter 38 linhas integradas. A tarifa total da viagem é equivalente à tarifa integral vigente no metrô; R$ 3 nos dias úteis e R$ 2 aos sábados, domingos e feriados.
Metro-DF – De acordo com Ivelise, o Metro-DF tem uma demanda diária de 127 mil passageiros em média e frota de 32 trens com quatro carros, sendo 24 em circulação e 24 estações em operação. Está previsto o investimento de cerca de R$ 700 milhões, através do PAC da Mobilidade. Os recursos ainda não foram liberados e segundo a diretora-presidente do Metro-DF estão sendo feitos os projetos básicos e executivos para a expansão do serviço.
A previsão para a expansão é que sejam construídas cinco estações: Ceilândia e Samambaia vão ganhar dois novos pontos e a Asa Norte, uma estação deve ser construída nas proximidades do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A expectativa é que as obras de ampliação permitam o aumento em mais 30 mil passageiros por dia. Longhi afirmou que a estimativa é que em 2015, essa expansão permita a retirada de 800 veículos e 130 ônibus de circulação por dia.
Longhi afirmou que atualmente, 24 trens podem circular ao mesmo tempo e que uma parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB) deve permitir a circulação de 28 simultaneamente. “Isso vai trazer para o sistema uma melhoria extremamente interessante e o usuário vai ser melhor atendido. Durante os horários de pico, vai diminuir o tempo de espera das pessoas”.