Nesta quarta (1º), a Câmara Legislativa do Distrito Federal retorna aos trabalhos do segundo semestre. Na pauta, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), a Lei de Ocupação do Uso do Solo (LUOS) e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), mesmo após as recomendações da Unesco de paralisar, principalmente o PPCUB, para revisão técnica condizente com as orientações para a manutenção de Brasília na lista de cidades tombadas pelo patrimônio Histórico mundial.
O PDOT deve começar a ser discutido logo nos primeiros dias, já que a votação está prevista para o dia 13 de agosto. O deputado Patrício (PT), ainda presidente da Mesa Diretora acredita que a experiência adquirida durante viagem internacional do governador Agnelo Queiroz pelo Oriente Médio, Ásia e Europa seja relevante para o debate do projeto. “Ficou claro que nem todas as secretarias participaram dessa discussão, que ficou muito a cargo da Secretaria de Habitação. É um plano muito abrangente e agora vamos levar essa experiência para os deputados saberem como deve ser feito um plano diretor que promove o crescimento de uma cidade”, ressaltou.
Câmara em Pauta reconhece e acredita que a grande importância do PDOT, PPCUB e LUOS incide diretamente na vida da população que vive e paga impostos no DF e não vai ficar só durante os grandes eventos esportivos que estão previstos para acontecer na capital federal. Esperamos que os deputados distritais se lembrem também disso e não só dos visitantes, como parece estar sendo, já que a prioridade são as obras para a Copa das Confederações de 2013 e o mundial de 2014. Estaremos de olho.
Leia também:
Unesco aponta problemas e cobra soluções na conservação de Brasília
Acordo entre Unesco e GDF quer desenvolver turismo em Brasília
GDF insiste em projeto hoteleiro para 901 Norte vetado pelo IPHAN
Puxadinhos de luxo: 99% dos terrenos de área nobre de Brasília invadem espaços públicos
“Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim.” (Djavan)