Está em análise na Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei 1020/2012, que pretende estender autorização para uso das faixas exclusivas para tráfego de ônibus, para carros de passeio que transportem mais de três passageiros. A proposta baseia-se no modelo internacionalmente conhecido como “High Occupancy Vehicle Lanes – HOV Lanes” (Faixas de Veículos de Alta Ocupação), adotado em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido e é de autoria do deputado Cristiano Araújo (PTB).
O autor da proposta argumenta que, sem a licitação do transporte público do DF pronta e sem a finalização de obras como os veículos leves sobre Pneus (VLP) e sobre Trilhos (VLT), a iniciativa pode ajudar a diminuir o tráfego em vias como EPTG, W3 Sul e EPNB. “Acredito que essa medida vai ampliar o benefício das faixas exclusivas também aos usuários de automóveis”, explica Cristiano.
A iniciativa pretende ir mais além e propiciar meios para que os motoristas do DF adotem entre si a chamada “carona solidária” buscando alternativas para reduzir a quantidade de veículos nas ruas e aliviar o cada vez mais complicado tráfego no DF.
Para Cristiano Araújo, a implantação das faixas exclusiva para ônibus, embora bem intencionada, representou um significativo aumento nos congestionamentos nos horários de pico. Por outro lado, segundo ele o órgão equivalente ao Ministério dos Transportes da Província de Ontário, no Canadá, tem estudos que demonstram que as faixas de veículos de alta ocupação beneficiam a população ao reduzir o tempo das viagens, permitem a economia de recursos financeiros, diminuem a emissão de gases pelos veículos, além de minimizar o estresse dos motoristas. “Tenho certeza que aliviará o trânsito e ajudará os motoristas”, afirma.
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