Mais um dia de muita discussão e pouca ação na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Pela manhã, a Comissão do Transporte Público se reuniu para debater o planejamento do transporte sobre trilhos no DF. A reunião contou com a presença da diretora-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metro-DF), Ivelise Longhi, que foi questionada sobre ações de melhoria e ampliação no Metrô. À tarde a atuação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) foi alvo de críticas pela demora da análise da licitação de renovação da frota de ônibus.
Ao fim da reunião da Comissão de Transportes foram aprovados encaminhamentos de pedidos de informação sobre a possibilidade de realizar a reforma na BR-020 (que liga Planaltina, Sobradinho e os condomínios do Colorado a Brasília) durante a noite, como vem sendo feito nos Eixinhos e sobre a nomeação dos aprovados no último concurso do Sistema de Transporte Urbano do DF (DFTrans), cujo prazo final para convocação é no final de agosto.
Renovação da frota – Durante a Sessão Ordinária, mais uma vez nada foi apreciado ou votado. A sessão foi dedicada a pronunciamentos e discursos. Um dos alvos de críticas de distritais foi a demora do TCDFT em avaliar e liberar a licitação para a compra de três mil novos ônibus para o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. Para Chico Vigilante (PT), o tribunal “teima em impedir que aconteça a licitação”, cujo processo está suspenso desde 15 de maio.
Siqueira Campos (PSC) concordou com o colega e destacou que o prejuízo é da população e o fato de que, nem sempre, os tribunais estão certos em sua atuação. “Todos temos que nos indignar com essa irresponsabilidade. Quem diz que não se está agindo politicamente?”, afirmou o distrital. Já Vigilante lembrou que a transformação é fundamental até para quem não anda de ônibus. “O trânsito vai desafogar, pois várias pessoas vão deixar de andar de carro”, disse Vigilante.
Metro-DF – De acordo com Ivelise, o Metro-DF tem uma demanda diária de 127 mil passageiros em média e frota de 32 trens com quatro carros, sendo 24 em circulação e 24 estações em operação. Está previsto o investimento de cerca de R$ 700 milhões, através do PAC da Mobilidade. Os recursos ainda não foram liberados e segundo a diretora-presidente do Metro-DF estão sendo feitos os projetos básicos e executivos para a expansão do serviço.
A previsão é que sejam construídas cinco estações: Ceilândia e Samambaia vão ganhar dois novos pontos e a Asa Norte, uma estação deve ser construída nas proximidades do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A expectativa é que as obras de ampliação permitam o aumento em mais 30 mil passageiros por dia. No sistema. Ivelise Longhi afirmou que a estimativa é que em 2015, essa expansão permita a retirada de 800 veículos e 130 ônibus de circulação por dia.
A Comissão também fez questionamentos sobre a implantação do Vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, cuja lei foi aprovada antes do recesso. Para uma das autoras da lei, Eliana Pedrosa (PSD) falou que acha importante estender os benefícios aos idosos. Ivelise informou que a medida ainda está em avaliação pela Companhia do Metropolitano, que está estudando experiências como a do Rio de Janeiro, onde o sistema funciona desde 2006.