O sistema de recarga embarcada (dentro do ônibus) do Passe Livre Estudantil está em fase experimental desde o início de julho para os estudantes da área urbana. Os detentores do cartão podem recarregá-lo dentro dos próprios veículos.
Nesse primeiro momento, apenas os estudantes do Centro de Ensino Médio 03, de Ceilândia Sul, dos Centros de Ensino Médio 01 e 02, do Cruzeiro Velho e Novo, além dos alunos do Centro de Ensino Médio Stella dos Querubins, em Planaltina-DF, serão beneficiados com a modernização da bilhetagem automática. A expectativa da autarquia é de atender mais de 1,3 mil estudantes dessas unidades que utilizam o PLE e, de forma gradativa, os mais de 100 mil estudantes da rede pública de ensino, bem como os mais de 50 mil da rede particular.
Inicialmente, aproximadamente 870 alunos em Ceilândia, 270, em Planaltina, e 190, no Cruzeiro, se beneficiarão dessa nova medida.
Recarga embarcada
Os novos créditos serão inseridos automaticamente pelos validadores eletrônicos, já instalados em toda a frota de ônibus. A previsão é de que a medida beneficie mais de 150 mil estudantes da área urbana.
Essa novidade é parte de um conjunto de modernizações que, em breve, serão ampliadas para todos os usuários do Passe Livre Estudantil. A fase experimental é necessária para que possam ser implementados, junto ao Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), todos os procedimentos técnicos e operacionais nas escolas e, dessa forma, se aperfeiçoe o funcionamento do sistema.
Para o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, a medida faz parte das melhorias no atendimento do transporte público coletivo do DF. “A intenção do governo é proporcionar mais agilidade e comodidade aos usuários do Passe Livre Estudantil na área urbana. Essa mesma medida, que já foi implantada na área rural, beneficiou, em economia de tempo, milhares de alunos. E agora queremos levar a mesma tecnologia aos estudantes da rede pública e particular”, destacou.