Distrito Federal não alcança meta de vacinação contra a Poliomielite

Publicado em: 11/07/2012

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) não conseguiu cumprir a meta da campanha de vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, e deve estender a campanha, até que a cobertura ideal seja alcançada. A intenção era imunizar 202 mil crianças, mas só 187.302 doses foram aplicadas, o que representa 92%.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sônia Geraldes, alerta que as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas e avisa que campanha de imunização vai continuar nas salas de vacinação dos centros de saúde. “A vacina oral leva à proteção coletiva e é muito importante que os pais compareçam aos postos para imunizar seus filhos”, afirma Sônia.

O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém vale dizer que entre 2007 e 2011, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que Afeganistão, Nigéria e Paquistão ainda são países onde a doença ainda se propaga.

A Poliomielite – Poliomielite, mais conhecida como pólio ou paralisia infantil. Na maior parte dos casos, atinge crianças de até 5 anos. Trata-se de uma doença contagiosa que atinge o sistema digestivo, se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo.

Vale salientar que não existe tratamento para a pólio e a única prevenção para a doença, que pode até mesmo causar a morte, é a vacina.

Artigos relacionados