Nesta sexta (20) um acordo entre o governo do Distrito Federal (GDF) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para promover Brasília como destino turístico cultural. O acordo de cooperação técnica prevê que um planejamento de ações seja elaborado pela Secretaria de Turismo, a partir da próxima semana.
De acordo com o GDF, o acordo com a Unesco deve buscar a melhoria do receptivo turístico, para o segmento cultural, além de discutir medidas para qualificar a oferta de atrativos culturais, além de aprofundar a regularidade na oferta de atrativos culturais, melhor sinalização e disseminação dos pontos turísticos e até mesmo condições de acesso para que Brasília possa ser explorada por percursos a pé e de bicicleta.
Luis Otávio Neves, secretário de Turismo do DF, afirmou que serão investidos R$ 400 mil até o fim de 2012, com a capacitação voltada para os moradores de Brasília, no primeiro momento. Segundo ele, está prevista a realização de seminários, oficinas e produção de cartilhas informativas. “É preciso fazer que os nossos jovens e estudantes entendam por que a cidade foi tombada como patrimônio e qual a importância que isso tem”, disse.
O secretário afirmou ainda que após as primeiras ações de conscientização dos moradores do DF, deverão ser desenvolvidas as medidas voltadas para turistas. “Vamos aproveitar o conhecimento que Unesco já tem em ações desse tipo em outras cidades”, afirmou.
Leia Também:
“Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim.” (Djavan)
GDF insiste em projeto hoteleiro para 901 Norte vetado pelo IPHAN
Unesco recebe denúncias de entidades da sociedade civil sobre a má conservação em Brasília