Vagão rosa é aprovado por Agnelo

Publicado em: 05/06/2012

O projeto que visa criar um vagão exclusivo para mulheres e portadores de necessidades especiais, foi aprovado pelo governador Agnelo Queiroz (PT). A decisão publicada ontem (4) no Diário Oficial do DF (DODF), estipula que a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal deverá criar um plano para colocar em funcionamento o vagão exclusivo.

O vagão que vai funcionar nos horários de pico da manhã e do final da tarde, poderá ser utilizado por mulheres acompanhadas ou não de crianças, que se forem do sexo masculino, só poderão entrar no vagão especial até a idade de seis anos. Com a PL 4216/2088 aprovada também será delimitada uma área exclusiva para o embarque, que poderá ser feita com pedestais organizadores de filas ou com sinalização fixa no piso das plataformas.

Serão realizadas campanhas informativas para a população sobre o uso do vagão exclusivo. Antes da implementação, as estações emitirão informações sonoras (PA) alertando os usuários sobre o carro de uso exclusivo de mulheres e portadores de necessidades especiais.

Artigos relacionados