Rede pública de saúde do DF tem fila com bebês à espera de cirurgia cardíaca

Publicado em: 09/06/2012

A fila de espera por uma cirurgia cardíaca no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) é de três bebês, à espera de uma vaga no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. A Justiça já expediu mandado para que as crianças passem pelo procedimento cirúrgico de alta complexidade, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O GDF tem convênio com o Instituto, que é a única unidade que recebe recém-nascidos para cirurgias de coração no DF, porém há apenas cinco leitos reservados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos bebês faleceu nesta sexta (08), mesmo após uma recomendação médica para cirurgia imediata e nada menos que três decisões Judiciais para obrigar o GDF a providenciar a operação, com multa diária de R$ 10 mil. Ele chegou a ser operado no dia 1º, mas entrou em coma e faleceu após 3 paradas cardíacas.

Já mãe de outro recém-nascido internado no HMIB receia que a tendência da criança seja piorar até que a cirurgia seja finalmente realizada, pois há laudos médicos pedindo a transferência o mais rápido possível, apontando risco de morte, pois a criança tem falha na circulação do sangue, prejudicando o pulmão e o fígado.

A assessoria da SES-DF informou estar “está trabalhando” para garantir o atendimento às crianças. Na sexta (08) uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Instituto de Cardiologia foi liberada, mas a diretoria do HMIB não informou quando o bebê em estado mais grave será transferido.

Leia também:

Saúde do DF tem novos leitos de UTI, mas terá profissionais e material?

Artigos relacionados