Deputados vão ao TCDF tratar da licitação do transporte público no DF

Publicado em: 22/06/2012

Membros da Comissão Especial do Transporte da Câmara Legislativa visitaram nesta sexta-feira (22) a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Marli Vinhadeli. Os deputados distritais foram buscar informações sobre os motivos que levaram a Corte a suspender a licitação do novo sistema de transporte coletivo para o DF.

A deputada Eliana Pedrosa (PSD) expôs suas preocupações à presidente e técnicos do TCDF. Segundo ela, a licitação cria apenas 785 novos lugares nos coletivos. “A frota atual possui 2.897 veículos e a licitação pede 2.457 novos carros. Do número atual, 573 ônibus permanecerão, totalizando 3.030 coletivos. No entanto, dos 94.870 assentos existentes, haverá um aumento de apenas 785, passando para 95.655”, contabilizou.

Técnicos do TCDF informaram à deputada que o modelo de licitação, em bacias, permite ao GDF aumentar a frota de acordo com a demanda da população. Isso porque no último modelo de concorrência licitou-se a frota, o que não ocorre desta vez. Mas Eliana mostrou, em números, o que para ela continuará sendo um problema. “Já que o GDF terá que fazer correções no edital, que acrescente o número de ônibus”, defendeu.

Entre 2000 a 2011, a população do DF cresceu 27%. A licitação do novo sistema de transporte público do DF prevê o crescimento de apenas 0,83% no número de assento. Para Eliana, da forma como está os ônibus continuarão lotados. “Se a população cresceu, a oferta deveria aumentar. Mas isto não está ocorrendo”, analisou a parlamentar.

Dos cinco membros da Comissão de Transporte da CLDF, apenas Eliana e o presidente Robério Negreiros (PMDB) foram ao TCDF.

Artigos relacionados