Deputados discutem exoneração de professor, nova lei de concursos e CPI

Publicado em: 06/06/2012

  Durante a votação de projetos e moções na Câmara Legislativa do DF, nesta terça-feira (5), inúmeros líderes partidários e outros distritais ocuparam a tribuna  para debater importantes temas de interesse da sociedade do Distrito Federal.

A exoneração do diretor do Centro Educacional nº 8 do Gama, Marcelo de Souza, e de seu vice, Marcos Barbosa, repercutiu entre os distritais. A deputada Eliana Pedrosa (PSD) criticou a medida e pediu ao líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT) e à comissão de Educação providências para reverter a decisão. Segundo Pedrosa, o trabalho desenvolvido pela diretoria nos últimos tempos na escola é muito elogiado por alunos e pais, conforme ela constatou em audiência pública realizada no Gama na semana passada para discutir a Copa do Mundo de Futebol.

"Para que mexer em time que está ganhando?", disse o deputado Evandro Garla (PRB), usando expressão típica do futebol para reclamar das exonerações. O deputado Patrício (PT) também comentou o que classificou de "excelente trabalho" desenvolvido pelos professores e que teve grande aceitação da comunidade.

   Concurso – Outro tema debatido pelos distritais foi a chegada na Casa de projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que trata da Lei Geral dos Concursos Públicos. O deputado Professor Israel Batista (PDT) enalteceu a importância da regulamentação dos concursos e disse que tem várias sugestões obtidas com a discussão do tema com especialistas.

 

Entre as sugestões, ele destacou a exigência de definição de bibliografias básicas, o fim dos concursos para cadastros de reserva e a fixação de um prazo de 120 dias entre a publicação do edital e a realização da provas, além de outras ideias.

    Na mensagem que encaminhou ao projeto, o governador Agnelo Queiroz reconheceu a contribuição do deputado Chico Leite (PT), autor de projetos sobre o assunto, na formulação da proposta de Lei Geral. Leite agradeceu o reconhecimento e destacou que a nomeação por concurso público é um dos grandes avanços da democracia.

    A proposta do Executivo será discutida em uma comissão geral no próximo dia 21 de junho, às 15h, com a participação de representantes de vários segmentos interessados no tema.

    CPI – A deputada Celina Leão (PSD) aproveitou a tribuna para lembrar seus colegas sobre a reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a utilização de grampos ilegais no Distrito Federal, que acontece nesta quarta-feira (6), às 15h, no plenário da Câmara Legislativa. Na reunião, os integrantes da CPI vão eleger seu presidente e vice-presidente. Após a eleição, o presidente indica o relator dos trabalhos da comissão.

    Celina pediu que os titulares que não possam comparecer, avisem seus suplentes para substituí-los. "A CPI não é contra o governo, mas sim contra a espionagem", disse, defendendo a investigação.

   Os titulares da CPI são os deputados Chico Vigilante (Bloco PT/PRB), Siqueira Campos (Bloco PMDB/PSL/PTC/PSC/PTdoB), Celina Leão (PSD), Cristiano Araújo (Bloco PTB/PP/PR/PPL) e Luzia de Paula (Bloco PPS/PSB/PDT). E os suplentes são Wasny de Roure (Bloco PT/PRB), Dr. Michel (Bloco PMDB/PSL/PTC/PSC/PTdoB), Eliana Pedrosa (PSD), Benedito Domingos (Bloco PTB/PP/PR/PPL) e Joe Valle (Bloco PPS/PSB/PDT).

Com informações da ASCOM da CLDF

 

 

 

 

Artigos relacionados