Em discurso realizado nesta quarta-feira (23), o deputado Joe Valle (PSB) fez um alerta para ao uso de um diesel altamente poluente no Distrito Federal. “Os brasilienses estão expostos a um nível de risco imperceptível, causado por veículos movidos a diesel de alta concentração de enxofre banido em vários países e capitais do país”, revelou.
As afirmações do deputado são baseadas nas informações solicitadas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) à Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre os motivos de ainda ser permitida, no Distrito Federal, a comercialização do diesel S1800. Esse combustível possui 1.800 partes de enxofre por milhão, 36 vezes mais poluente do que os comercializados no país.
Desde janeiro deste ano, a ANP tornou obrigatória a comercialização do óleo diesel S500 em diversos municípios de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, além de todo o estado do Espírito Santo, Piauí e Sergipe. No entanto, o Distrito Federal não foi incluído na norma.
De acordo com o Joe Valle, em comparação com o ano passado, houve aumento de 20% dos níveis de partículas poluentes no ar do DF. “Os principais responsáveis pelos resultados são os carros, ônibus e caminhões. No período da seca, as queimadas contribuem para a piora desse quadro”, diz o parlamentar.
Umas das soluções apontadas pelo deputado é a utilização do biodiesel. “Temos que avançar na utilização de biodiesel, já que o país tem grande potencial de produção de energia renovável proveniente de óleos vegetais”, frisou Joe Valle que também defende projetos de mobilidade urbana e o inventário de emissões de gases de efeito estufa.
Fonte, Ascom Joe Valle