Escola Classe 01 da Estrutural interditada pela Defesa Civil

Publicado em: 29/05/2012

A Escola Classe 01 da Estrutural foi interditada em sua totalidade nesta terça-feira (29) pela Defesa Civil do Distrito Federal. A medida foi tomada depois que o Corpo de Bombeiros constatou uma alta concentração de gás sulfídrico em diversas salas. Agora, os 1.266 alunos que estudam no local serão transferidos para outras unidades escolares.

A deputada Eliana Pedrosa já havia feito o alerta no dia 14 de abril, quando visitou a escola pela primeira vez. Na ocasião, ficou constatado mau cheiro nas salas 7, 8 e 13. Passados 45 dias, o odor se espalhou também para as salas 6, 10, 11, 12, 14, 15, 17, 18 e 19, além da sala de apoio e cantina, segundo laudo do Corpo de Bombeiros.

Membro da Comissão de Educação e Saúde da Câmara Legislativa, Eliana visitou a escola novamente hoje e também foi até o Grupamento de Produtos Perigosos dos Bombeiros. “Da primeira vez já existia a necessidade de interdição. As crianças já reclamavam de dores na cabeça, irritações, enjoos e tonturas. A interdição demorou a ocorrer”, criticou a parlamentar. As aulas serão retomadas a partir de segunda-feira (04.06).

Com a interdição, os alunos serão transferidos para a Escola Classe 315 Sul, para o Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), na 907 Sul, e também para o Centro de Ensino Fundamental 03 do Guará. Solange Alves, diretora da escola da Estrutural, ainda pensa como vai organizar todo o trabalho. “Vamos fazer de tudo para não prejudicar o aluno. Mas trabalhar de forma descentralizada não é o ideal”, afirmou.

 

Gás Sulfídrico

O Corpo de Bombeiros constatou alta presença de gás sulfídrico nas salas da Escola Classe 01 da Estrutural. Esse gás é produzido a partir da decomposição de material orgânico e tem um forte cheiro de ovo podre. Os efeitos desse gás no organismo humano é perigoso, podendo afetar as vias respiratórias e os glóbulos oculares, além de provocar fortes irritações, dores na cabeça, enjoos e tonturas.

Bombeiros realizaram testes de explosividade no local. Numa escala de 0 a 120, algumas salas apresentaram índice de 88. A partir daí o Corpo de Bombeiros pediu À Defesa Civil a Interdição da Escola Classe 01 da Estrutural, que foi construída sobre um antigo aterro sanitário.

 

NÚMEROS

1.266 alunos

54 professores

17 funcionários

05 servidores na parte administrativa

Artigos relacionados