Celina Leão abre representação contra Chico Vigilante por quebra de decoro parlamentar

Publicado em: 07/05/2012

Nesta segunda (07), a deputada Celina Leão (PSD) protocolou uma representação contra o deputado Chico Vigilante (PT), por quebra de decoro parlamentar, na Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O motivo alegado foi o comportamento do parlamentar, que proferiu palavras caluniosas contra deputados e chegou a acusar a deputada Celina Leão e os integrantes de seu bloco de fazerem parte de uma quadrilha organizada.

Na semana passada, ao fazer pronunciamento sobre a suspeita de ligação de parlamentares com o esquema de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Vigilante, disse que o deputado Raad deixou o bloco para não fazer parte do “crime organizado” e disparou palavras caluniosas contra o deputado Raad ao afirmar, que a emenda do parlamentar era uma emenda do Cachoeira.

Chico se referia à emenda que trata de posto de combustível em supermercados e ainda segundo ele, todos os deputados distritais que assinaram a emenda estão comprometidos com o cartel dos combustíveis. Por fim, o deputado Chico Vigilante declarou sobre o pedido de prisão protocolado no STJ, contra o governador Agnelo Queiroz, que quem fez o pedido faz parte de uma “organização criminosa”. “Quem fez o pedido de prisão fui eu. Agora ou o deputado prova o que disse ou ele se explica sobre a acusação”, diz Celina.

A representação foi apresentada com base no Artigo 6º inc. VIII do Código de Ética e Decoro Parlamentar da CLDF que diz: “Fazer referência caluniosa a outro deputado em debates, pronunciamentos ou através dos meios de comunicação, ou usar em discursos palavras que firam o decoro.”

Artigos relacionados