Brasília realiza 1ª Bienal do Livro e da Leitura

Publicado em: 14/04/2012

 

 

A partir deste dia 14 até o dia 23 de abril Brasília sedia a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. O evento faz parte das comemorações dos 52 anos de Brasília. Com o tema “O poder transformador do livro e da leitura”, a programação inclui lançamento de livros, shows, mostra de filmes, seminários, exposições e teatro. De acordo com os organizadores, a bienal foi pensada para democratizar o acesso da população às atividades, todas gratuitas.

A feira foi montada na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e à Biblioteca Nacional, com um espaço de 14 mil m² de área coberta. Mais de 150 expositores estarão em quatro pavilhões, ligados por um Café Literário, espaço onde acontecerão lançamento de livros, palestras e debates. Além disso, dois auditórios receberão as palestras e debates maiores e na área externa, foi montado um palco por onde devem passar Caetano Veloso, Nando Reis, Capital Inicial entre outros.

Brasília deverá receber durante a bienal cerca de 50 escritores nacionais e internacionais, especialmente de países latinoamericanos e africanos, como o brasileiro Ziraldo e o nigeriano Wole Soyinka, prêmio Nobel de Literatura de 1986, que serão homenageados. Para o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, este será um momento importante para um intercâmbio cultural proveitoso. “Essa iniciativa retoma o impulso criador de Brasília, que foi pensada por um espírito cosmopolita”, afirma.

A Bienal é realizada pelas secretarias de Estado de Cultura e de Educação, em parceria com o Instituto Terceiro Setor (ITS), e recebeu investimentos da ordem dos R$ 10 milhões. O evento integra o Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura (PDLL), lançado em agosto de 2011 com vistas na democratização do acesso, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização da leitura e da comunicação e apoio à criação e ao consumo de bens da leitura.

Para mais informações, visite o site oficial da 1ª Bienal Do Livro e da Leitura de Brasília. 

Artigos relacionados