Dois especialistas internacionais em arquitetura e urbanismo enviados pela Unesco estão em Brasília desde esta semana e farão uma avaliação das condições de preservação do projeto urbanístico da capital federal (veja matéria). Luis Maria Calvo e Carlos Sambricio têm a missão de vistoriar o Plano Piloto e ouvir autoridades do governo do Distrito Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e representantes da sociedade civil sobre as condições de preservação da capital federal. Os especialistas receberam denúncias de representantes de entidades da sociedade civil, sobre a má conservação.
Nesta quarta (14), os representantes da Unesco estiveram na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunidos com representantes de diversas entidades da sociedade civil de Brasília, que fizeram relatos e denúncias dando conta da conservação de como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Saia justa – O secretário de Habitação Geraldo Magela esteve no local, causando uma situação constrangedora, ao contrariar a solicitação das entidades de que não houvesse a presença do governo no encontro e o encontro acabou sendo atrasado em aproximadamente uma hora. “Magela compareceu mesmo assim, tentou forçar sua permanência, acompanhado de assessores e fotógrafo, e foi veementemente rechaçado”, relata a jornalista Madalena Rodrigues.
De acordo com Madalena, os presentes falaram em retirar-se, caso Magela permanecesse. Há uma grande insatisfação da sociedade civil contra os métodos de condução da atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) (Veja matéria aqui e aqui) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que segundo as entidades, tem sido feito de maneira duvidosa e sem transparência.
Após a saída do secretário, a reunião pode finalmente acontecer. Calvo e Sambrício ouviram as reclamações e esclareceram algumas dúvidas da comunidade. O grupo de participantes era composto de pessoas engajadas na luta pela preservação do título de Brasília como patrimônio da humanidade, que vem enviando material para municiar a Unesco de informações quanto à conservação do projeto urbanístico do Plano Piloto, o que concorreu para que a entidade mandasse uma missão de avaliação.
A missão – Após o fim da missão, no dia 17/03, os consultores irão preparar um relatório final da visita, que deve ser enviado, até abril de 2012, ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e apreciado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em sua 36ª Sessão, em São Petersburgo (Rússia), em junho deste ano. O objetivo é colaborar com as autoridades nacionais e com a sociedade para a conservação de Brasília, identificando medidas de preservação e propondo estratégias para a conservação.
A visita foi solicitada pelo Comitê em reunião realizada em Paris, em junho de 2011 e o objetivo é consolidar as avaliações anteriores e agregar temas complementares considerados relevantes para a análise do estado de conservação do sítio. Além disso, a dupla de consultores deve avaliar o andamento de projetos pendentes, como os famigerados PDOT e PPCUB, além de verificar condições que possam ameaçar o valor universal excepcional, a integridade e autenticidade do sítio, conceitos adotados pela Convenção do Patrimônio Mundial.
Acompanhamento permanente – A última Missão de Monitoramento Reativo da Unesco em Brasília foi em 2001. A entidade realiza o monitoramento periódico de todos os bens de um determinado continente do mundo e os sítios da América Latina e Caribe estão passando por avaliação, mas de acordo com a Unesco, independente do ciclo, o estado de conservação de Brasília vem sendo acompanhado detalhadamente pela UNESCO desde 2001 e desde então, o governo brasileiro vem apresentando relatórios anuais do andamento das medidas de conservação.
No relatório de 2001, a missão reconheceu a existência de mudanças no conceito original do núcleo da cidade, o Plano Piloto, mas concluiu que a cidade mantinha os valores pelos quais foi inscrita na Lista do Património Mundial em dezembro de 1987, satisfazendo os critérios de autenticidade e integridade. Esperamos que esta nova missão mantenha a cidade na lista, mas mais que isto, a avaliação sirva para resolver os problemas apontados pelos especialistas.
Clique aqui para ver ovídeo com o mapeamento das agressões ao tombamento de Brasília feito pela sociedade civil do DF , apresentado à Missão da Unesco.
Foto: Reprodução/ TV Globo