Pouca gente sabe, mas o dia 15 de março é dia mundial do consumidor (veja artigo). Para comemorar a data, o Procon do Distrito Federal divulgou nesta quinta (15) o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com a lista os fornecedores de bens e serviços com maior número de reclamações em 2011.
A lista é feita anualmente pelo Sistema de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão ligado ao Ministério de Justiça, com o objetivo de dar à população um instrumento para ajudar na escolha das empresas que têm menos reclamações. As reclamações fundamentadas são as que as empresas não resolvem nos primeiros atendimentos em contato com o Procon.
O Ranking – Os campeões de reclamações no comércio varejista foram os supermercados, as concessionárias, lojas de roupas e móveis. Os bancos, serviços privados – como educação e saúde – vêm em seguida. Os call centers também estão entre as principais, com 396 reclamações no Procon.
O Procon realizou 237.494 atendimentos em 2011 e em 247 registros, ou seja, cerca de 1%, as empresas foram multadas e até agora, somente 65 multas foram pagas.
Postos reabertos – Nesta sexta (16), a Secretaria de Justiça do DF vai reabrir quatro unidades. Fechados há pouco mais de um ano, a funcionar os postos do Procon na Rodoviária, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho devem voltar hoje a funcionar, totalizando nove unidades do órgão no DF.
Nos postos, os consumidores podem buscar orientações, registrar e processar reclamações e denúncias. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h. Aos sábados, só funcionam as unidades do Na Hora e os postos de Brazlândia, Planaltina, Guará e o Procon sede na Asa Sul, Edifício Venâncio, com atendimento das 8h às 17h.
Para ter acesso à lista de reclamações fundamentadas, visite o site do Procon-DF.
Foto, Agência Brasília.