Comunidade do Parque Olhos D’Água, GDF e WWF-Brasil se unem para realizar a Hora do Planeta 2012. À luz de velas, participantes irão assistir a quarteto de cordas e coral durante o evento.
Ao mesmo tempo em que celebram a recente demarcação do perímetro do Parque Olhos D’Água incluindo suas nascentes – uma luta da comunidade de Brasília, encampada pelo GDF – os brasilienses poderão enviar seu sinal de alerta contra as mudanças climáticas, neste Sábado, dia 31 de março, realizando a Hora do Planeta 2012. A festa começa às 20h.
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido em todo o mundo, pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram sua preocupação com o aquecimento global, apagando suas luzes durante sessenta minutos. O horário marcado para o apagar das luzes é de 20h30 às 21h30.
Doze capitais brasileiras – incluindo o Distrito Federal – e outras mais de 60 cidades em todo o país já aderiram ao movimento deste ano. Em todo o mundo, a Hora do Planeta conta com a participação de mais de 180 países.
O Distrito Federal participou de todas as edições a Hora do Planeta, desde que o WWF-Brasil decidiu conduzir a campanha no país – foram quatro anos. Normalmente, o apagar das luzes se dá na Esplanada dos Ministérios, mas o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão, achou que seria melhor inovar este ano.
“Vamos apoiar a comunidade do Parque Olhos D’Água para que a Hora do Planeta deste ano seja ainda mais sustentável e agradável, num lugar que representa uma conquista do brasiliense em favor do meio ambiente”, explicou o secretário.
Para Ricardo Montalvão, que liderou, por anos, a luta em favor das nascentes do parque, trata-se de uma oportunidade de, ao mesmo tempo, comemorar a inclusão das nascentes no perímetro do parque, e dar a contribuição da comunidade por um planeta sem mudanças climáticas.
“O WWF-Brasil apoiou a ampliação do Parque Olhos D’Água e sua escolha para abrigar a Hora do Planeta é muito bem vinda e oportuna”, avaliou a superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil, Regina Cavini.