Google interpelado para explicar mudanças na política de privacidade

Publicado em: 09/03/2012

 

 

Nesta quinta (08), o Ministério da Justiça através do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) enviou notificação ao Google, com relação às mudanças nas políticas de privacidade da empresa que começaram a vigorar em 1º de março. A empresa terá 10 dias para informar detalhes sobre quais são as mudanças nas possibilidades de utilização dos dados pessoais de seus usuários. O DPDC pediu as explicações, com base na legislação de defesa do consumidor e no direito constitucional à privacidade.

O DPDC pediu esclarecimentos quanto ao processo de revisão da política de privacidade e quer saber se a empresa permitiu que a sociedade e os consumidores se manifestassem sobre as mudanças, antes de sua implementação. O ministério questiona ainda se há alternativa para quem deseja utilizar os diversos produtos sem interconexão de seus dados pessoais entre os diferentes produtos, (Gmail, Google+, YouTube, etc).

Além disso, o ministério questionou o Google sobre como o usuário dará autorização para a combinação de suas informações pessoais com os produtos, serviços e conteúdos acessados e pediu respostas sobre se o conteúdo privado dos e-mails poderá ser acessado pelo Google para fins de publicidade customizada. O não cumprimento da notificação pode implicar em instauração de processo administrativo.

Resposta – O Google divulgou nota afirmando que vai responder formalmente ao DPDC e que tem disponibilidade para dialogar com o governo brasileiro. De acordo com a empresa, a nova política “não altera nenhuma configuração existente de privacidade ou o modo como suas informações pessoais são compartilhadas fora do Google”. A empresa afirma ainda que informações adicionais sobre os usuários não serão coletadas e nenhum dado pessoal será comercializado. “Continuaremos a utilizar a melhor segurança do mercado para manter suas informações a salvo", diz. O Google destacou ainda que é possível para o usuário controlar as opções de privacidade, por meio de uma ferramenta específica.

Na semana passada, o diretor de Comunicação e Assuntos Públicos da companhia no Brasil, Felix Ximenes, destacou em conferência com a imprensa que a nova política busca "refinar a qualidade da resposta" ao usuário conectado em seu perfil e que o Google ocasionalmente já cruzava dados de serviços diferentes, mas que não pretende dispor dos dados de usuários para usos fora do site. "O nosso negócio está construído 100% em credibilidade. Se falharmos nisso, o usuário vai embora da noite para o dia. Temos 14 anos de história para mostrar a consistência da nossa política. Há 14 anos temos potencial para saber o que você está fazendo na internet, e não fazemos", disse.

Clique aqui para ler a íntegra nova política de privacidade do Google.

Com informações do Migalhas.com. Imagem, Newsflap.

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