A Polícia Militar da Bahia deflagrou greve na última terça (31/01) e os prejuízos da insegurança estão cada dia maiores. Os policiais que aderiram à greve são ligados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que decidiram pela paralisação, alegando que acordos fechados em 2010 não foram cumpridos. A principal reclamação é aumento salarial, mas o movimento não tem apoio de outros sindicatos da categoria. De acordo com a PM, um terço dos policiais do estado aderiu.
Desde então se espalha um rastro de violência, principalmente na capital, Salvador, onde foi registrada uma alta incidência de assassinatos e ataques ao comércio, nesta sexta (01) e após a onda de violência, lojas fecharam e eventos culturais foram cancelados, como shows do Olodum em Salvador e de Ivete Sangalo em Praia do Forte.
Na quinta (02), o músico do Olodum Denilton Souza Cerqueira foi baleado por assaltantes, quando voltava para casa. O músico foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Para se ter ideia, de meia noite até as 18h tinham sido registrados 20 homicídios na região metropolitana da capital, segundo dados da SSP.
Comitiva – No sábado (04), devem ir para Salvador, acompanhar o trabalho da Força Nacional de Segurança, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e a secretária Nacional da Segurança Pública, Regina Miki. Tropas do Exército estão patrulhando as ruas da capital, com mais 150 homens da Força Nacional. Outros 500 deverão chegar até o fim do sábado e o Exército deve encaminhar mais 2.000 homens para Salvador até domingo (05).
Enquanto isso, o prefeito João Henrique (PP), que está no Rio de Janeiro, entrou em contato com o secretário de Segurança do Estado, Mauricio Barbosa, colocando à disposição os serviços 46 câmeras de videomonitoramento da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). O prefeito pediu ainda que a iluminação pública fosse reforçada.
Greve Irregular – A paralisação foi considerada irregular, de acordo com liminar expedida na manhã de quinta (02) pelo juiz Ruy Eduardo Brito da 6ª Vara da Fazenda Pública, que determinou a imediata retomada das atividades pelos policiais vinculados à Aspra e estipulou multa de R$ 80 mil, para os policiais parados que não voltarem aos postos de trabalho.
Na noite desta sexta (03), o governador Jaques Wagner (PT) anunciou em rede estadual de rádio e TV, que a Justiça determinou a prisão de 12 pessoas ligadas à greve dos policias militares do Estado, mas não citou nomes. O anúncio aumentou a tensão na Assembleia Legislativa, onde os grevistas estão acampados desde a madrugada de quarta (1º). "Não podemos conviver com um movimento já decretado ilegal pela Justiça", disse Wagner.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a sede da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (ASPRA), que comanda a greve dos policiais militares foi lacrada nesta sexta (03), por determinação da Justiça, no cumprimento da decisão da juíza Janete Fadul de Oliveira, que deferiu pedido feito pelo Ministério Público.
A determinação proíbe ainda realização de assembleias e reuniões da ASPRA. No momento em que foi lacrada, a associação estava vazia no momento da apresentação da certidão, mas isto não impediu a ação, que contou com o apoio da Polícia Civil.
Onda de violência – Por volta das 20h desta sexta (03), homens armados atiraram aleatoriamente na direção da praça da Piedade no Centro de Salvador. Segundo populares que não quiseram se identificar, a moradora de rua, Gislene de Jesus estava amamentando a filha de aproximadamente seis meses e foi atingida após se levantar com a criança e correr, tentando fugir dos tiros. Foi o segundo ataque contra moradores de rua registrado na capital somente na sexta (03). Por volta das 5h, quatro foram mortos no bairro do Imbuí.
Durante a madrugada, foram feitos diversos saques em lojas de eletrodomésticos nos bairros da Liberdade, Caixa D'Água e Calçada. Só na Liberdade, foram arrombados pelo menos cinco estabelecimentos, na madrugada passada e cerca de 50 pessoas teriam saqueado diversos produtos.
No bairro Sete Portas, mais uma loja arrombada e saqueada, também nesta madrugada. No bairro Calçada, moradores relatam que homens chegaram em um carro e levaram vários produtos de um estabelecimento que teve as portas derrubadas.
Outros bairros também tiveram sua cota de violência e várias unidades da Cesta do Povo, rede popular de supermercados, mantida pelo governo do Estado também foram arrombadas e saqueadas.
Interior – No interior do estado, as informações são de paralisação parcial, com uma pequena adesão em municípios como Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Jequié e Feira de Santana. Em Barreiras, a adesão foi de 100% Não há registros da paralisação em municípios menores.
Em Itabuna, o comércio ficou parcialmente fechado e eventos também foram cancelados e quatro homicídios foram registrados hoje. Os grevistas não permitem que as viaturas saiam às ruas, segundo o comando local da PM.
Nesta quinta (02), o Comando da PM anunciou o reforço no policiamento para Feira de Santana e Ilhéus. Para Feira foram deslocadas viaturas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Litoral Norte. Já para a cidade de Ilhéus foram enviadas equipes da CIPE Cacaueira.
Leia a íntegra do pronunciamento do governador Jaques Wagner:
BOA NOITE BAIANAS E BAIANOS.
TEMOS VIVIDO NOS ÚLTIMOS DIAS MOMENTOS DE INTRANQUILIDADE NA CAPITAL E EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR. QUERO TRANQUILIZAR VOCÊ E SUA FAMÍLIA. ESTAMOS TOMANDO TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS NOSSOS CIDADÃOS.
AGIMOS IMEDIATAMENTE, E COM TODO RIGOR, PARA CONTER AS AÇÕES DE UM GRUPO DE POLICIAIS QUE, USANDO MÉTODOS CONDENÁVEIS E DIFUNDINDO O MEDO NA POPULAÇÃO, CHEGOU A CAUSAR DESORDEM EM ALGUNS PONTOS DO NOSSO ESTADO.
ONTEM MESMO, A PARTIR DE UM PEDIDO DIRETO A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF, DESEMBARCARAM NA BAHIA OS PRIMEIROS CONTINGENTES DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA QUE, JUNTAMENTE COM AS FORÇAS ARMADAS, JÁ ESTÃO NAS RUAS PARA GARANTIR A PAZ.
HOJE ESTÃO PRESENTES, REFORÇANDO O POLICIAMENTO, 2350 MILITARES DO EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA. AMANHÃ SE SOMARÃO A ESTE CONTINGENTE MAIS 600 HOMENS.
NÃO ESPERAVA OUTRA ATITUDE DA NOSSA PRESIDENTA DILMA, DEFENSORA DA DEMOCRACIA COMO EU. E SABEDORA DE QUE A DEMOCRACIA É O TERRITÓRIO DO IMPÉRIO DA LEI. E PORTANTO NÃO PODEMOS CONVIVER COM O MOVIMENTO DECRETADO ILEGAL PELA JUSTIÇA BAIANA, ALÉM DISSO, 12 MANDATOS DE PRISÃO FORAM EMITIDOS. PORTANTO CONCLAMO A TODOS OS PROFISSIONAIS DA POLICIA MILITAR A RETOMAREM A NORMALIDADE DOS SEUS TRABALHOS.
O GOVERNO SEMPRE ESTEVE ABERTO PARA A NEGOCIAÇÃO. FOI COM DEMOCRACIA QUE GARANTIMOS CONQUISTAS IMPORTANTES, COMO O AUMENTO REAL DO SALÁRIO, INVESTIMOS NA COMPRA DE QUASE TRÊS MIL VIATURAS E MAIS DE 9 MIL HOMENS FORAM INCORPORADOS AO EFETIVO POLICIAL.
APESAR DE TODOS ESSES ESFORÇOS SEI QUE AINDA NÃO ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO IDEAL E VAMOS SEGUIR TRABALHANDO FIRMEMENTE PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS POLÍCIAS.
ESTAMOS ABERTOS AO DIÁLOGO. MAS O QUE NÃO ACEITO É QUE UM PEQUENO GRUPO, DE FORMA IRRESPONSÁVEL, COMETA ATOS DE DESORDEM PARA ASSUSTAR A POPULAÇÃO. CONTINUAREI FIRME CONTRA ESTE TIPO DE ATITUDE.
A PM DO ESTADO DA BAHIA, CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS E DEFENSORA DA PAZ,
NÃO PODE SE TRANSFORMAR NUM INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO E DESORDEM.
VAMOS SEGUIR EM FRENTE TRABALHANDO COM MUITA DETERMINAÇÃO PARA GARANTIR A SEGURANÇA PÚBLICA E A TRANQUILIDADE DO POVO BAIANO.
CONTEM COM O SEU GOVERNADOR. BOA NOITE E MUITO OBRIGADO.
JAQUES WAGNER
GOVERNADOR DA BAHIA
Foto: Fabíola Lima – Bocão News