Nesta quinta (16), a validação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe como novidade o afastamento de alguns dos principais nomes da política nacional do cenário eleitoral por um bom tempo. Na lista estão gregos e troianos, como por exemplo José Dirceu (PT-SP), Joaquim Roriz (PSC-DF) (foto), José Roberto Arruda (sem partido) e até o ex-jogador de futebol Romário de Souza Faria (PSB-RJ).
Não foi divulgado a lista e o número dos políticos Ficha Suja que estarão inelegíveis por oito anos. A decisão da Suprema Corte atinge principalmente políticos cassados ou os que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação e os condenados por órgão colegiado, independente de o caso ter ou não sido julgado em última instância.
Muitos dos atingidos estão no rol do escândalo conhecido como Mensalão. Além do petista Dirceu, tem o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), João Paulo Cunha (PT-SP). Não é diferente com políticos como Arruda e Roriz, envolvidos no escândalo apelidado de Mensalão do DEM no Distrito Federal. A lei deve barrar também Severino Cavalcanti (PP-PE) o ex-presidente da Câmara, que renunciou ao mandato de deputado federal em 2005 e atualmente é prefeito de João Alfredo, em Pernambuco e planejava concorrer à reeleição.
Lista extraoficial – O grupo responsável pelo site “Projeto Brasil”, que foi um dos que se organizou via internet para pressionar pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, traz uma lista extraoficial com 155 nomes de políticos Ficha Suja. Clique aqui para conferir.
Foto, Divulgação Roriz.