Estou voltando

Publicado em: 03/02/2012

Artigo da deputada Arlete Sampaio – Declarados os resultados eleitorais em 2010, foi com grande alegria que constatei que meu nome estava entre os deputados e deputadas distritais eleitos, distinguida com o terceiro maior número de votos.

Foi difícil e polêmica a decisão de assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST). Alguns apoiavam, alguns criticavam, alguns reivindicavam que eu permanecesse na Câmara. Fiz aquilo que minha consciência ditava. Como poderia deixar de contribuir com o Governo Agnelo Queiroz, eleito com o meu dedicado apoio, e que expressava o nosso desejo de construir um novo caminho para o Distrito Federal? Como deixar de lado o fato de ter assumido, no segundo mandato do Presidente Lula, a Secretaria Executiva do Ministério de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (MDS), o que me qualificava ainda mais para assumir a Secretaria?

Durante um ano dediquei-me inteiramente aos trabalhos da Secretaria. Consegui compor uma equipe qualificada, trazendo de volta à SEDEST servidores que atuaram nos oito anos do Governo Lula no MDS e outros órgãos federais. Convidei para Secretário-Adjunto o jovem Daniel Seidel, contador, engenheiro elétrico, filósofo, com mestrado em ciências políticas, mas, sobretudo um militante das causas sociais, da defesa dos direitos humanos, integrante da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foi um ano intenso e tenso. Mas conseguimos construir um Planejamento Estratégico que dá o norte da Secretaria para os próximos anos. Realizamos duas Conferências: de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional. Construímos o Plano DF sem Miséria. Reestruturamos e estamos recuperando as condições de trabalho dos nossos servidores, pois, no início, até computadores e internet nos faltava.

Retorno à CLDF um ano depois. Ajudei a SEDEST a trilhar um novo caminho. Contribuí com o Governo Agnelo como membro de sua equipe. Agora, em outro front, continuarei contribuindo com o Governo, mas quero ter uma atuação mais abrangente, abordando a temática do Desenvolvimento Social, da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Urbano, da Cultura, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos. Porém, quero ter um olhar mais ampliado, para além dos limites da CLDF. Não é possível atuar bem neste espaço, sem levar em conta o momento político mundial e nacional. Como abstrair-nos das importantes crises – política, econômica, social, ambiental e civilizatória – que contaminam o mundo inteiro?

Quero colocar o meu mandato a serviço das nobres causas da população do Distrito Federal, com vistas à elevação da qualidade de vida em todas as nossas cidades. Quero colaborar para o fortalecimento do papel da nossa Brasília-Capital e para sua preservação como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Estou voltando, à disposição da Capital que escolhi para ser a cidade do meu coração.

 

(*) Arlete Sampaio é Deputada Distrital. Foi Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal durante o ano de 2011, Deputada Distrital na legislatura 2003-2006, e Vice-Governadora do Distrito Federal no período de 1995 a 1998. É membro da Executiva Nacional do Partido Dos Trabalhadores.

Artigos relacionados