DER começa hoje a multar desrespeito à faixa exclusiva na EPNB

Publicado em: 13/02/2012

 

 

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) começa a aplicar multas a condutores que não respeitarem a faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) a partir desta segunda (13). A faixa foi inaugurada em dezembro último e é exclusiva para o tráfego de ônibus, táxis, e veículos de transporte escolar cadastrados.

A regulamentação para o tráfego na faixa foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na última sexta (10). O desrespeito à determinação gera infração leve, com a perda de três pontos na carteira e multa R$ 53,23. De acordo com o DER, a aplicação das penalidades pode ser feita durante a abordagem dos veículos infratores, realizadas pelos agentes de trânsito, ou por meio dos radares eletrônicos. Os veículos autorizados a trafegar pela faixa estão registrados pelo órgão e o sistema eletrônico é capaz de reconhecer as placas registradas e as que não forem reconhecidas, será emitida multa.

De acordo com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DFTrans), desde que a faixa exclusiva começou a operar na EPNB, diminuiu em média 20 minutos o tempo do trajeto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto. No início de janeiro o DFTrans e o DER decidiram suspender a proibição do tráfego de caminhões na via nos horários de pico da manhã e da tarde, atendendo solicitações de empresários da região do Núcleo Bandeirante, que usam a via para fazer entregas de cargas no início da manhã, que alegam que a proibição poderia trazer prejuízos e a consequência poderia ser a demissão de trabalhadores.

Faixa exclusiva – A faixa exclusiva da EPNB tem a extensão de oito quilômetros, indo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga, até a entrada do viaduto da Candangolândia. O objetivo da medida é dar mais fluidez ao trânsito, já que boa parte dos congestionamentos ocorrem devido ao grande número de automóveis nas vias.

O corredor exclusivo vai atingir uma região de cerca de 415 mil habitantes, moradores de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante, além de Taguatinga, Park Way, Arniqueiras e Águas Claras.

Foto, Blog Mais Comunidade.

Artigos relacionados